Guardas Municipais participam de sessão na Câmara Municipal

Também participaram da mesma sessão, representantes do Lions Club de São José dos Pinhais

A sessão ordinária da Câmara Municipal dessa quinta-feira (22) contou com a presença de representantes do Lions Club de São José dos Pinhais e da Guarda Municipal.

O Lions Club comemorou, nesse dia 22 de outubro, os trinta e quatro (34) anos da instituição. Em discurso no plenário da Câmara o governador do clube, Marcus Sader agradeceu a parceria dos vereadores em vários projetos apresentados pelo Lions. “Somos um exército de voluntários. Os poderes Executivo e Legislativo podem contar conosco”, declarou Marcus.

Em explicação pessoal o vereador Carlos Machado parabenizou o Lions Club pelo trabalho que seus membros vêm desenvolvendo durante seus 34 anos. “O Lions realiza trabalhos importantes em São José dos Pinhais. Entre eles estão a reativação da Associação Comercial na cidade, a vinda de uma agência do Banco do Brasil em 1979 e o maior de todos os trabalhos do clube, a Casa Lar, que hoje abriga mais de 40 (quarenta) crianças em situação de risco social”, exemplificou o vereador.

Na mesma ocasião, a Câmara recebeu vários membros da Guarda Municipal que reivindicam melhoria para a categoria. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de São José dos Pinhais (Sinsep), Nelson Castanho, fez uso da palavra para solicitar aos vereadores apoio para combater a prática de terceirização do serviço público da cidade. Segundo Castanho, é necessário aplicar mais concursos e acabar com a terceirização em todas as áreas públicas.

O Guarda Municipal Fontana falou em nome de seus companheiros de classe para também pedir o apoio do Legislativo em questões que tangem o reenquadramento e reajuste salarial dos Guardas Municipais. “Combater o crime com baixos salários e péssimas condições de trabalho é muito difícil. Gostaríamos que os vereadores nos ajudassem a marcar uma audiência com o prefeito para discutirmos a questão do reenquadramento dos Guardas Municipais do nível 26 para o 46 (nível técnico) ”.

Em resposta os vereadores parabenizaram a iniciativa dos Guardas. “Por esse e por outros motivos que sou contra a diminuição do orçamento da Secretaria de Segurança Pública para 2010. Quando este projeto chegar aqui, votarei contra”, declarou o vereador Sylvio Monteiro. O vereador professor Imar Augusto apoiou Sylvio e também prometeu votar contra o orçamento previsto para o próximo ano, que diminui em 700 mil reais o investimento em segurança pública.

Usaram, ainda, da palavra em explicação pessoal para parabenizar e apoiar a Guarda Municipal os vereadores Carlos Machado, Aílton Feneme, professor Walder Mulbak, Joel Almeida, José Vieira e professor Assis Manoel Pereira.

Renata Teixeira Gomes

Assessoria de Imprensa 22/10/09