Reajuste salarial da Guarda Municipal e bônus por arma apreendida viram lei em São José dos Pinhais

Os vereadores de São José dos Pinhais aprovaram por unanimidade, na quinta-feira (11), dois projetos de lei enviados pelo prefeito Ivan Rodrigues que propõem o reenquadramento salarial dos guardas municipais e bônus em dinheiro por arma apreendida pela categoria.

“O salário do guarda municipal era muito baixo. Que seja bem vinda essa lei e que os guardas municipais se sintam realizados com essa melhoria, que é um reconhecimento pelo que já vem fazendo pelo município”, disse o vereador Antonio Rubens Salton (Toninho da Farmácia Anderson).

O vereador José Vieira parabenizou o Executivo pelas leis aprovadas: “Isto é uma clara demonstração do quanto a administração de Ivan Rodrigues está comprometida com a melhoria da qualidade de vida de nossos servidores”.

“É um salário maior e um reconhecimento pelo trabalho da guarda municipal”, disse por sua vez o vereador Sylvio Monteiro. Já o vereador Imar Augusto afirmou que a “equiparação salarial significa a valorização do trabalho do guarda municipal e sua função na Segurança Pública. Não é apenas um ganho para a categoria e sim a melhoria de vida do profissional que vem desempenhando um trabalho sério e de excelência no município”.
 O vereador Walder Mulbak destacou a importância da lei do bônus em dinheiro por arma apreendida pelos guardas municipais. “É mais um incentivo para recolher as armas irregulares que estão em circulação e que representam perigo para a população”.

Reenquadramento salarial

Muito esperado por todos os guardas municipais, o Projeto de Lei Complementar nº 50 de 18 de janeiro de 2010 altera o Estatuto do Servidor Público Municipal de São José dos Pinhais, elevando o nível inicial do cargo de Guarda Municipal de 26 para 46, o que significa um aumento de 60.7 % no vencimento do servidor.

“Temos que parabenizar o prefeito Ivan Rodrigues pela atitude de cumprir o compromisso que assumiu assim que se elegeu, que era o de melhorar a condição salarial do guarda municipal. É a reparação de uma distorção que havia desde quando a Guarda Municipal foi criada há 5 anos, quando definiram o salário de maneira incompatível com a função, e que na época nada foi feito para ser corrigido”, declarou o coordenador da Guarda Municipal e diretor de operações da Defesa Civil do Município, Marcio Pereira.

Armas Apreendidas

O Projeto de Lei nº 103, de 18 de janeiro de 2010, institui o bônus pecuniário aos integrantes da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que em serviço encontrarem e apreenderem armas de fogo sem registrou ou autorização legal e as encaminharem à autoridade competente. Ele foi proposto pelo prefeito Ivan Rodrigues com base nos expressivos resultados já obtidos em outras entidades de segurança pública que adotam o bônus pecuniário, e visa incentivar o serviço que já é realizado pela Guarda Municipal, que só no mês de janeiro deste ano apreendeu 11 armas de fogo em ocorrências atendidas.

Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
 Fotos: João Fernandes/PMSJP