Pedidos de melhorias são feitos pelos vereadores na sessão dessa terça-feira, 22.

Indicações dos vereadores são apresentadas no plenário

Atentos com os problemas do Município, os vereadores apresentaram na sessão ordinária da tarde dessa terça-feira (22), na Câmara Municipal, diversas indicações visando melhorias para a cidade. Os pedidos, em sua maioria, apontaram ações relacionadas ao trânsito, segurança e às obras. Dentre todas as solicitações que pautaram a sessão, é possível destacar as principais reivindicações do Legislativo.

Nesse sentido, estão as do vereador Onildo (PT) e Carlos de Castro (DEM), que apontaram soluções aos problemas de diversas vias públicas da cidade. Também nesse âmbito, Carlos Machado (PSDB) pediu a pavimentação de várias ruas que, segundo ele, estão necessitando de muitas melhorias. O vereador, precavido com o bem estar dos pedestres, também solicitou a construção de ciclovias e calçadas nos bairros mais desprovidos.

Problema sempre debatido, e que vêm afetando os moradores são-joseenses, a segurança pública também foi alvo das indicações dos vereadores. Imar Augusto (PSB) solicitou a implantação de câmeras de segurança nas proximidades da agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Joinvile. Mari Temperasso (PSDB), também atenta aos problemas de segurança do Município, pediu à secretaria responsável, que implante rondas de monitoramento da Guarda Municipal envolta às dependências das escolas municipais localizadas na Borda do Campo.

Para melhorar a infraestrutura municipal, os vereadores também pediram ao Poder Executivo a realização de obras na cidade. O vereador Toninho da Anderson (PP) requisitou a implantação de uma Academia de Terceira Idade, no bairro Conjunto Urano. Já o vereador Aílton Fenemê (PSDB), pediu ao Poder Executivo que determine a construção de um parque infantil no Vila Ipiranga. O vereador Walder Mulbak (DEM) solicitou a construção de uma pista de caminhada na área verde existente no Jardim Monte Líbano. Assim, os pedidos dos vereadores, se forem realizados, estarão suprindo a necessidade de espaços públicos para a realização de atividades físicas e de lazer.

No que engloba as questões do trânsito, está a indicação do vereador Professor Assis Manoel Pereira (PSDB). O presidente do Legislativo solicitou a instalação de um semáforo com botoeira no cruzamento da Rua Arapongas com a Avenida das Torres. O pedido estaria assegurando a segurança dos pedestres, principalmente com o auxilio da botoeira – botão implantado no sinaleiro para liberar a passagem do pedestre em ruas movimentadas.

Pedidos também são feitos em explicação pessoal

Os vereadores, além de apresentarem várias indicações na sessão dessa terça-feira, 22, também fizeram uso da palavra para reivindicar melhorias em algumas áreas da administração pública. O vereador Toninho, em tribuna, falou da necessidade da Guarda Municipal aumentar as rondas policiais junto aos estabelecimentos de ensino do município. “Nesses locais estão acontecendo constantemente brigas entre alunos, assaltos e até assassinatos”, acrescentou.

A falta de segurança, de acordo com Toninho, também acontece em outros locais. Um exemplo citado por ele é em frente à própria Câmara Municipal, onde roubo de carros e arrombamentos tem sido rotineiros, apesar da sede da Guarda Municipal ser próxima e haver câmeras de segurança instaladas no local. Problemas na área da saúde também foram relatados pelo vereador que enumerou entre eles a falta de ambulâncias, medicamentos, realização de exames e a continuidade de filas enormes nos Postos de Saúde.

Já em explicação pessoal, falaram os vereadores Onildo, Imar e Carlos Machado. A reivindicação do vereador Onildo é a construção de uma capela mortuária na região do bairro São Marcos, inclusive solicitada por emenda no orçamento do ano passado. “Hoje, com a ocorrência da gripe H1N1, as pessoas não se sentem seguras para velar seus mortos em suas casas, acontecendo o mesmo com as paróquias, que não sedem seus espaços mais para a realização de velórios. Isto tem acarretado muitos transtornos para as pessoas”, informou o vereador.

O não cumprimento das emendas, apresentadas pelos vereadores, pelo poder Executivo, também foi levantado pelo vereador professor Imar, que lamentou o fato e acrescentou dizendo “não haver falta de recursos, por esta razão acredito que no meu caso é revanchismo político”.  Em relação à saúde, ele comentou que por estar vencendo o prazo de validade das vacinas contra a gripe A, o governo terá que vacinar toda população, o que, segundo Imar, já deveria ter acontecido, principalmente em São José do Pinhais.

O vereador Carlos Machado, falando a respeito da vacinação contra a gripe H1N1, disse que é uma discriminação o que o Ministério da Saúde fez com as crianças e as pessoas da terceira idade.    “Aqui no município acontece o mesmo, estão vacinando os frequentadores do shopping, enquanto os pobres ficam de fora”. Ele também criticou o governo federal e estadual pelo não repasse de recursos na área da saúde e terminou dizendo que é preciso haver mais respeito pelo povo.

Jornalistas Nara Moreira e Douglas Trevisan

Clique 2 vezes na foto e a veja em alta resolução