Vereadores e seus assessores discutem reforma política

Câmara promoveu palestra e debate sobre o tema

Os vereadores e seus assessores participaram, na última sexta-feira (10), de um encontro promovido pela Câmara Municipal para assistir a palestra e debater sobre um tema muito em pauta atualmente: a reforma política. A discussão foi ministrada pela palestrante Vanessa de Souza Fontana, cientista política e professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Compareceram ao evento os vereadores professor Assis (PSDB); Walder Mulbak (DEM); Carlos de Castro (DEM); Toninho da Anderson (PP); Lucia Stoco (DEM); Onildo dos Santos (PT); Aílton Fenemê (PSDB); Bira do Banco (PT); Mari Temperasso (PSDB); professor Imar Augusto (PSB) e Carlos Machado (PSDB), além de assessores e do diretor geral da Câmara, Giovani de Souza.

Durante a palestra, Vanessa explicou o que é reforma política e suas prováveis formas de desenvolvimento no Brasil. Ao final a palestrante concedeu a palavra aos participantes, que iniciaram um debate sobre o tema. Para a professora, a reforma deve ser amplamente discutida entre os agentes políticos. “Assessores e parlamentares são as pessoas que, efetivamente, fazem a política pública no país. É um assunto que está na pauta das discussões há pelo menos um ano e estamos longe de chegar a um consenso”, afirmou.

Após o debate, o presidente do Legislativo, vereador professor Assis Manoel Pereira, avaliou o evento. “Foi muito bom, pois hoje se fala muito em reforma política mas poucos entendem o que ela realmente significa. Dessa forma podemos, também, tirar as dúvidas da população, já que trabalhamos tão próximos a ela”, declarou Assis.

Ao final, a palestrante agradeceu o convite da Casa. “Fico feliz pelo tema ter rendido um bom debate. É bom que as pessoas que fazem a política tenham conhecimento sobre ela para poderem, assim, servir a população de maneira eficiente”.

A palestrante Vanessa de Souza abriu o debate sobre reforma política

[iframe http://www.youtube.com/embed/DsfwmxUj1jM 440px 278px]

Renata Teixeira Gomes