ONG de São José dos Pinhais investe em projetos que aliam moda e ação social

Fruto de uma parceria entre a Associação Borda Viva e a Faculdade Camões de Curitiba, a iniciativa pretende agregar valor aos produtos fabricados pelas costureiras da comunidade de Borda do Campo; Resultados dos trabalhos serão conhecidos nesta sexta-feira (1)

As mães que trabalham no ‘Borda Verde Costura’, programa mantido pela Associação Borda Viva, estão ansiosas. O motivo é a apresentação oficial, na próxima sexta-feira (1),  no bairro São Francisco, em Curitiba, das peças que elas ajudaram a confeccionar em conjunto com alunos do curso de Tecnologia em Design de Moda da Faculdades Integradas Camões.  A produção é fruto do ‘Projeto Borda Viva na Moda’, uma parceria entre as instituições, que pretende oferecer – por meio do uso de técnicas de Design – oportunidade de geração de renda e sustentabilidade nos projetos de confecção orientados pela ONG.

Divididos em três equipes, os alunos participaram de vistas técnicas às instalações da Borda Viva – no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais – e também receberam as costureiras da comunidade nos laboratórios da faculdade. A troca de experiências resultou na produção de bolsas sustentáveis a partir de três materiais considerados ecologicamente corretos: lona de banners usados, algodão cru e juta – espécie de fibra têxtil que não agride o meio ambiente para ser produzida.

A integração entre moda e responsabilidade socioambiental, realizada na prática pelos grupos, também foi embasada em três projetos que serão apresentados durante a apresentação oficial das bolsas produzidas. Uma equipe técnica formada por professores do curso e membros da Borda Viva irá escolher uma das propostas de confecção para produzir os produtos na Associação.

Analista de Comércio Exterior e aluna do último período de Design de Moda, Ivelise Rondina explica que seu grupo procurou envolver o máximo de pessoas possíveis na formatação de seu projeto. “Optamos pelo algodão cru porque é um material que oferece grande possibilidade de interferência, o que permite a participação de mais mulheres, além das costureiras. O tecido permite, por exemplo, a aplicação de pinturas, crochês e bordados nas peças produzidas, desse modo, mais pessoas podem colaborar com seu talento na linha de produção da ONG” explica.

A presidente da Associação Borda Viva, Rosali Oliveira, comenta que a parceria com universitários é uma grande oportunidade que propicia uma valorosa troca de experiências. “Todos aprendem ao realizar trabalhos em conjunto. Especialmente porque podemos aprender novas práticas, visões diferenciadas do nosso papel social e modos de aperfeiçoar cada vez mais nossos produtos” explica.

O Programa Borda Viva – apoiado pelo Instituto Renault e pela Savannah Ações em Comunicação – está aberto para receber doações ou parcerias de empresas interessadas na compra de bolsas ecológicas produzidas a partir de materiais recicláveis. Mais informações sobre o Programa com o responsável pelo projeto, Luciano Planca pelo e-mail bordaviva@gmail.com ou pelo site www.bordaviva.org.br.

A ONG

A Associação Borda Viva é uma ONG que há 10 anos realiza ações concretas no combate à fome e à miséria na comunidade do bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais. Atuando como entidade de promoção do desenvolvimento local, a Borda Viva busca atender famílias em condição de vulnerabilidade social por meio de diversos projetos como o ‘Cozinha-Escola’, que alimenta diariamente mais de 200 crianças carentes, o ‘Borda Verde costura’, iniciativa que produz bolsas ecológicas entre outros itens a partir de materiais recicláveis, além de iniciativas nas áreas de turismo, cultura e geração de renda.

Apresentação oficial do Projeto Borda Viva na Moda
Evento aberto ao público sem necessidade de prévia inscrição
Local: Faculdades Integradas Camões
Endereço: Av. Jaime Reis, 531A – Alto São Francisco – Sala – SS2