Fórum discute adoção em São José dos Pinhais

Sociedade e representantes dos três poderes traçarão panorama municipal sobre o tema

Novamente no centro dos debates sobre Adoção, São José dos Pinhais sedia, no próximo sábado, 26 de novembro, o Fórum de Discussão sobre Adoção. O evento acontece na Câmara Municipal e deve reunir Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de universidades, empresas, abrigos e grupos de apoio, que somarão informações com pessoas habilitadas e interessadas em Adoção, assim como pais e filhos do coração. O encontro terá ainda a palestra da psicóloga, escritora e doutora no assunto, Lídia Weber.

Aberto a todos os interessados e organizado pelo projeto ROMÃ e Câmara Municipal – grupo de apoio à Adoção de SJP (www.adotasaojose.com.br) – o Fórum tem como tema ‘A esperança de um futuro melhor’. O objetivo é discutir avanços e principalmente entraves à prática do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Queremos realizar uma ampla e aprofundada discussão acerca da adoção em São Jose dos Pinhais, com a participação de todos os operadores”, explica o coordenador do projeto Romã, José Carlos Silva, o Marinho.

Segundo ele, a ideia é movimentar a sociedade em prol do tema além de verificar possíveis estratégias visando à diminuição do tempo de abrigamento. “É importante o retorno rápido da criança abrigada à família de origem ou sua colocação em família substituta, preferencialmente em adoção”, diz Marinho, lembrando que o grande problema está sendo o tempo de abrigamento. “Por isso acreditamos que hoje temos que partir para uma política de mais ação, na busca de  fazer com que essas crianças não vivam nem mais que um dia em abrigo.”

Para os organizadores, o fórum traz a possibilidade de criação de políticas públicas para agilizar os processos de reintegração familiar ou adoção, além do levantamento de sugestões, que serão encaminhadas à Frente Parlamentar Pró-Adoção, em Brasília.

“A Câmara percebeu a necessidade de discutir o processo adoção. São José dos Pinhais, assim como outras cidades brasileiras, tem sentido dificuldades para abrigar tantas crianças em situação de risco ou abandono. Além disso, diversas pessoas tentam adotar e enfrentam muitos problemas. É importante discutir causas e possíveis soluções para essas situações”, ressalta o presidente da Câmara, Assis Pereira.

Serviço: O Fórum de Discussão sobre Adoção acontece dia 26 de novembro, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (Rua Veríssimo Marques, 699). A entrada é gratuita. Mais informações, acesse www.adotasaojose.com.br.

Assessoria de Imprensa Projeto Romã
23/11/2011