Vereadores recebem secretário de planejamento e desenvolvimento econômico

Os vereadores receberam a visita, na manhã da última quinta-feira (02), do secretário municipal de planejamento e desenvolvimento econômico, Rafael Rueda, e sua equipe.  A convite do presidente da Câmara, vereador Sylvio Monteiro, o secretário expôs o trabalho da pasta e prestou contas das atividades realizadas pela mesma.

De acordo com Rafael, o trabalho da secretaria de planejamento é extremamente técnico e os vereadores são parceiros fundamentais na realização de uma gestão de qualidade. “O legislativo é um importante canal de comunicação com a comunidade, vamos somar esforços para atingir nossos objetivos” disse o secretário que esclareceu também, que a secretaria tem coletado informações sobre a população para subsidiar demais pastas e criado soluções tecnológicas em apoio a vários setores como saúde, educação e segurança.

Destacou-se, durante o encontro, a discussão a respeito da integração de dados e sistemas de informação. “Precisamos da criação de uma rede entre instituições de ensino, além de projetos desenvolvidos internamente, sem que precisemos recorrer a terceirizações, tornando, assim, o sistema integrado e independente”, disse o vereador professor Marcelo. Segundo o secretário, existem 175 unidades de educação não interligadas por rede e 59 interligadas. “Entramos em contato com a Copel para reestruturarmos a rede de rádio e uma equipe técnica já preparou relatório para apurar possíveis problemas e soluções. A ideia principal é desenvolver sistemas internamente ou em parceria com empresas através de licitação”, explicou.

Após a discussão de assuntos pontuais relacionados às atividades do planejamento, Rueda apresentou projeto piloto em parceria com a secretaria de segurança, de utilização de equipamento de monitoramento de última geração.  “É um aparelho que vem da China e, se conseguirmos trazê-lo para São José dos Pinhais, o projeto piloto terá custo zero. Dessa forma, iremos avaliar sua efetividade e custo-benefício para instalá-lo definitivamente”. Ao fim da visita, tanto a Secretaria quanto a Câmara, comprometeram-se a manter um relacionamento de portas abertas para melhor realização dos trabalhos competentes.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 06/05/2013