Onildo participa de reunião que anuncia novas vagas carcerárias para São José dos Pinhais

Vereador esteve na secretaria estadual de justiça, cidadania e direitos humanos.

O vereador Onildo participou, na tarde dessa quinta-feira (20), de reunião realizada na secretaria estadual de justiça, cidadania e direitos humanos para confirmação de abertura de novas vagas carcerárias para São José dos Pinhais. Serão cerca de mil vagas para toda região metropolitana de Curitiba, que serão oferecidas após construção de nova unidade prisional em Piraquara.

Segundo a secretária da pasta, Maria Tereza Gomes, apesar de ainda haver superlotação de presos no estado, o cenário tem melhorado nos últimos dois anos. “Conseguimos reduzir a população carcerária de 12 para 6 mil pessoas. O Paraná é um dos poucos estados do país que tem atingido bons níveis nesse sentido”, afirmou. Em São José dos Pinhais, de acordo com Maria Tereza, 73 pessoas estão presas, número um pouco acima da capacidade normal, sendo 22 já condenadas.

Além de novas vagas, está prevista também para o município a construção de nova delegacia cidadã. “Já existe um espaço doado pela prefeitura e o projeto arquitetônico. A delegacia será removida de sua atual localização, que é a maior reclamação da população, e a nova sede não terá carceragem, os presos ficarão sob custódia, no máximo, por 48 horas”, explicou o vereador Onildo.

Além do vereador e da secretária, estiveram presentes na reunião o juiz de São José dos Pinhais, Roberto dos Santos Negrão; o vice-presidente da Aciap, Luiz Cesar Schlipake e o articulador do governo em implementação de políticas públicas, José Carlos Mendes.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 21/06/2013