Presidente da Câmara abre tribuna popular ao Sinsep

Sindicalistas querem a retirada de projetos que extinguem empregos públicos

O presidente da Câmara Municipal, vereador Sylvio Monteiro, concedeu a palavra em tribuna popular, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (22), à presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Juciane Zuanazzi. Os sindicalistas reivindicam, entre outras solicitações, a retirada da pauta de projetos que extinguem empregos públicos e transição desses empregados para o regime estatutário.

De acordo com os projetos, por recomendação do ministério público, deverão ser extintos os empregos de preparador de alimentos e agentes de combate a endemias, este integrante do programa Saúde da Família. Tais empregos deverão ser regidos pelo regime estatutário e não mais CLT, como atualmente. Os servidores reivindicam a mudança do regime CLT para estatutário, para que todos os servidores possam usufruir de direitos iguais.

Segundo Juciane, os referidos projetos foram apresentados sem consulta aos trabalhadores, pois, a prefeitura alega que o município deve seguir o que determina a procuradoria do trabalho e a lei. “Desde o primeiro momento o Sinsep atacou a política de terceirização e contratação de servidor pelo regime celetista porque sabíamos que isso prejudicaria o trabalhador”, disse. Ela ainda destaca, em seu discurso, as diferenças que surgirão entre os dois regimes. “Queremos evitar que amanhã ou depois todos os celetistas sejam demitidos por conta da alegação de falta de recursos”.

Também em defesa dos servidores, fez uso da palavra o senhor Daniel, morador do bairro Afonso Pena, para comentar sobre a importância do trabalho dos agentes comunitários de saúde. “Nossa comunidade orgulha-se do trabalho que tem sido realizado, pois, observamos a dedicação dos profissionais no cumprimento do dever ao qual se propuseram. Não se trata apenas de distribuição de remédios, mas sim educação em relação à saúde”, afirmou Daniel que também informou que, a cada 15 dias, são atendidas mais de 50 pessoas no bairro.

Em nome dos vereadores, o presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro, colocou-se a disposição para continuar o debate com o Sinsep e servidores. “A abertura desse diálogo é a demonstração de que esta Câmara está de portas abertas para escutar as reivindicações dos trabalhadores”, disse Monteiro.

A presidente do Sinsep, Juciane Zuanazzi, falou em tribuna popular na sessão desta quinta-feira (22).

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 22/08/2013