Doutor Ido defende criação de Centro de Bem-Estar Animal

Vereador apresentou indicação ao executivo solicitando projeto social

Ao percorrer ruas e praças de São José dos Pinhais pode-se reparar claramente na grande quantidade de animais de rua que circulam pelo município. Tais animais vivem em situação precária e podem causar acidentes e transmitir diversas doenças aos humanos. Preocupado com tal situação alarmante, o vereador doutor Ido apresentou, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira (29), indicação ao executivo, solicitando a criação de um Centro de Bem-Estar Animal.

Segundo o documento, os objetivos do CBEA são a preservação da saúde e do bem-estar das pessoas evitando danos causados por zoonoses; a redução do número de agravos à saúde pública e diminuição dos casos de maus tratos e sofrimento dos animais. O espaço será equipado com consultório, sala de preparo, vacinação, esterilização e sala de cirurgia e servirá como um abrigo transitório com capacidade para cerca de cem animais.

Ainda, segundo a indicação, os animais também serão castrados, microchipados, vacinados, vermifugados e encaminhados à adoção. O Centro de Bem-Estar Animal promoverá periodicamente, em conjunto com instituições de ensino e entidades civis não governamentais, campanhas e eventos de adoção de animais abandonados. Quem não tiver condições econômicas para castrar felinos e caninos também poderá requerer atendimento e esterilização dos mesmos.

Na ocasião, o vereador fez uso da palavra em tribuna para defender e ideia e pedir para que o executivo tome providências em relação ao problema. “Faz oito meses que estamos solicitando, mas a prefeitura e seus secretários não têm demonstrado interesse nenhum em resolver o problema dos animais de rua, que é crônico. É uma situação que sociedade, por si só, não consegue resolver e nós, vereadores, temos essa missão. Não queremos mais animais sendo maltratados nem a comunidade sofrendo com a proliferação de bichos abandonados”, disse Ido.

O vereador também lembrou que, apresentou indicação, pois a lei determina que tais projetos sejam oriundos do poder executivo. Ido já havia proposto o CBEA em emenda a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) deste ano, no entanto a solicitação foi vetada.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 29/08/2013