Vereadores entregam certificados do Curso de Políticas Públicas, Controle Social e Transparência.

Os vereadores entregaram, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (08), o certificado do Curso de Políticas Públicas, Controle Social e Transparência promovido entre os dias 23 e 27 de setembro pela Casa. O curso foi proposto pelo vereador Professor Abelino, autor da lei que instituiu a Conferência e o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social.

Ao fazer uso da palavra para cumprimentar os participantes, Abelino falou sobre a lei de transparência e de como o curso irá auxiliar a formação do Conselho. “Mais de 50 lideranças de todos os bairros estiveram presentes. São pessoas capacitadas para discutir os problemas do município e contribuir para fiscalização de gastos públicos”, disse o vereador.

Abelino também informou sobre as próximas etapas de implantação da lei: dia 19 de outubro ocorrerá a primeira Pré-Conferência Municipal de Transparência na região do bairro Guatupê; dia 09 de novembro, segunda Pré-Conferência, na Câmara Municipal e dias 29 e 30 de novembro a Conferência Municipal, que formará o Conselho.

Após a entrega dos certificados por todos os vereadores, o aluno Marcos Roberto Fernandes discursou em nome dos participantes. “Recebemos com apreço esta certificação que comprova nossa qualificação para desenvolver e implantar tanto o Conselho de Transparência e Controle Social no município, quanto um observatório”, disse. Marcos também explicou a função de cada órgão, que servirá para consulta do governo e fiscalização da sociedade. Ao final, o presidente do legislativo, vereador Sylvio Monteiro, parabenizou os alunos.

Renata Teixeira Gomes
Foto: Fernanda Grebogy