Professor Abelino alerta para crime ambiental

Vereador entregou ao prefeito Setim o Planejamento Estratégico do Guatupê e Ipê.

Segundo o vereador, empresa está aterrando área de microbacia do Rio Pequeno.

Preocupado com a degradação do meio ambiente no município, o vereador Professor Abelino fez uso da palavra em tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (04) para alertar sobre o processo de aterramento de uma área de banhado no bairro Guatupê.

De acordo com o vereador, a empresa Multilajes, do grupo Multilit, está aterrando o terreno que fica entre a Avenida Rui Barbosa e Rua Laérte Fenelon com objetivo de implantar um depósito de containers. Tal área servia como esponja, mandando água ao Rio Pequeno. Ainda, foram retiradas do local diversas espécies de árvores nativas e frutíferas.

Abelino também leu trechos de ação civil pública que está sendo movida pelo Ministério Público para tentar paralisar a obra e recuperar o dano ambiental já causado. “Infelizmente as atividades ainda não foram embargadas, pois a área é considerada como prioritária à preservação do meio ambiente”, disse.

Ainda, segundo tal ação, a área total a ser aterrada é de 251 mil metros cúbicos, sendo que a licença do Instituto Ambiental do Paraná permite, no máximo, aterramento de 100 metros cúbicos. “Se esta empresa usasse tal energia para o bem, com certeza seria uma das melhores de São José dos Pinhais, pois seus funcionários trabalham dia e noite neste aterro”, afirmou o vereador que também lembrou os danos que poderão ser causados a gerações futuras.

O vereador Professor Abelino tentou entrar em contato com a Multilit, mas não foi atendido por nenhum responsável pela empresa. Finalizando seu discurso, ele comprometeu-se a lutar pela causa durante o próximo semestre ou até que o problema seja solucionado.

Área de microbacia do Rio Pequeno está sendo aterrada.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 04.08.2015