Câmara aprova reajuste salarial ao servidor público

Proposta de parcelamento do executivo foi aprovada pelos vereadores

Os vereadores aprovaram, na manhã desta terça-feira (17), o reajuste salarial anual do servidor público. A proposta do executivo, 9,83% parcelados em duas vezes, 5% em maio e 4,83% em novembro, foi aprovada em dois turnos com onze votos favoráveis e sete contrários.

Com a presença de vários servidores públicos contrários ao parcelamento, a sessão foi tumultuada e alguns vereadores fizeram uso da palavra para manifestar suas opiniões. “Nesta segunda-feira recebi um ofício do sindicato comunicando a Câmara que os servidores não aceitam a parcela, então do reajuste. Respeito a opinião de cada vereador, mas declaro-me contra o parcelamento. Sou favorável ao reajuste de 9,83% pago em parcela única”, disse o presidente da Casa, vereador Sylvio Monteiro. Ele também citou, em seu discurso, diversas cidades paranaenses que ofereceram reajustes maiores aos servidores em relação ao oferecido em São José dos Pinhais.

A vereadora Lucia Stoco lembrou que o projeto apresentado pelo executivo apenas cobre a inflação acumulada do ano, segundo o índice IPCA. “Além disso, não foi apresentado no projeto o impacto orçamentário. Por isso, também votarei contra o parcelamento”, explicou.

Entre os vereadores que votaram a favor da proposta, Alberto Setnarsky lembrou que não há mais prazo para negociações, já que em anos eleitorais a folha de pagamento dos municípios não pode aumentar. “Votamos a favor do projeto e a favor do servidor. Pois houve negociação entre prefeitura e Sinsep e, se não votássemos hoje em dois turnos o servidor não receberia o reajuste em maio e o retroativo em junho aumentaria demais a folha de pagamento, o que poderia causar problemas judiciais aos responsáveis”, esclareceu. O projeto segue para análise e sanção do poder executivo.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 17.05.2016