Secretaria de saúde explica bloqueio do pronto socorro do Hospital São José aos vereadores

Os vereadores receberam, na manhã desta quinta-feira (11), o secretário municipal de saúde, Giovani de Souza, e equipe da secretaria. Na ocasião, eles explicaram as causas do bloqueio do pronto socorro do Hospital São José.

Segundo Giovani, a secretaria analisou e apontou diversas situações complexas na área, e uma delas é a situação do hospital. “Foi decisão da equipe bloquear o pronto socorro devido à falta de recursos e a recomendação de não renovação do contrato de terceirização”, explicou. O secretário afirmou que procurou o Ministério da Saúde, governo estadual e concessionárias que atuam nas rodovias no entorno do município – já que os acidentados nestas rodovias são, em sua maioria, encaminhados ao São José, mas não obteve resposta.

Os vereadores colocaram-se a disposição para ajudar a solucionar o problema e explicar aos munícipes os motivos pelos quais o pronto socorro foi bloqueado. “Criticar é fácil, mas também temos que assumir esta responsabilidade perante a população”, disse a vereadora Fátima de Paula. Ainda, durante o encontro, os vereadores relataram que foram surpreendidos pela notícia, tomando conhecimento do fato através da imprensa e das redes sociais.

Os integrantes da secretaria de saúde deram explicações detalhadas e tiraram dúvidas dos presentes. Também foram discutidos os problemas de diminuição da arrecadação e o atendimento a usuários de fora de São José dos Pinhais. A proposta é que, após a resolução dos problemas, o pronto socorro reabra para atendimento exclusivo de pacientes levados por ambulâncias e que casos de busca espontânea sejam atendidos apenas nas Unidades de Pronto Atendimento e Unidades Básicas de Saúde. No entanto, todas as propostas ainda estão sendo analisadas por esta equipe.

Assessoria de Imprensa 12.05.2017