Vereadores e servidoras da Câmara apoiam a Campanha Outubro Rosa

Os vereadores e servidoras da Câmara Municipal se reuniram, na manhã desta terça-feira (05), no plenário Segismundo Salata, para demonstrar seu apoio à Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Na ocasião, a maioria das pessoas vestiu a cor e usou o laço que simbolizam a campanha.

A campanha Outubro Rosa acontece anualmente desde 1997, por iniciativa de entidades norte-americanas. Todo ano, ações de prevenção e de diagnóstico precoce do câncer de mama são realizadas mundialmente, inclusive no Brasil, onde diversos monumentos são iluminados pela cor que representa a campanha e várias atividades de conscientização são realizadas nos municípios.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo da doença que mais ocorre no mundo. A cada ano aumenta em 22% a ocorrência da doença, que atinge principalmente as mulheres, mas que também pode ser diagnosticada em homens (cerca de 1% dos casos).

Para prevenir o câncer é importante manter a prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável. No entanto, mesmo assim, o autoexame das mamas é imprescindível: o Instituto Oncoguia recomenda que o exame seja feito uma vez por mês, logo após o período menstrual ou em uma data específica do mês para quem já passou pela menopausa. Entretanto, o Instituto alerta que o autoexame não é suficiente para diagnosticar a doença, por isso a consulta médica também é necessária.

Fontes: www.oncoguia.org.br

www.sbmastologia.com.br