Apoio aos microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas da cidade

Segundo o Sebrae, um dos maiores desafios para os pequenos negócios é o acesso ao crédito. Para tentar ajudar os empreendedores são-joseenses a terem acesso a recursos financeiros de modo mais rápido e com menores taxas, o município está analisando a celebração de um convênio com a Sociedade Garantidora de Crédito GARANTISUL, com o objetivo de formar um fundo local de risco, para apoiar os microempreendedores individuais e as micro e pequenas empresas da cidade.

O primeiro passo foi dado pela Aciap e pelo SJProspera, propondo ao Prefeito que encaminhasse à Câmara Municipal (por ser de exclusiva iniciativa do Poder Executivo), um Projeto de Lei com esta finalidade. A iniciativa foi reforçada pela proposição legislativa (Indicação número 14.738/2020) assinada por todos os vereadores da nossa cidade.

O segundo passo será a devolução de recursos pela Câmara Municipal, para ser destinado ao fundo local. Esse valor fica em aplicação financeira conservadora, reservado para honrar as possíveis inadimplências.

Os recursos são emprestados aos empreendedores são-joseenses pelas cooperativas de crédito (Sicredi, Sicoob, Viacredi, entre outras) que têm sede na cidade e são conveniadas com a Garantisul – que é responsável pelo cadastro e análise de crédito, em conjunto com a Sociedade Garantidora de Crédito Central, que apoia e supervisiona a Garantisul e oferece também contragarantia às operações.

Esta forma de crédito é muito interessante, pois para cada R$ 1,00 que o município aplique no fundo, a Garantisul garante até R$ 10,00 em financiamentos, ou seja, se o município aportar um milhão de reais, por exemplo, serão concedidos até 10 milhões em empréstimos usando esta garantia. Será uma medida de extrema importância neste momento que muitos empreendedores estão em dificuldades.