2 de abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta sexta-feira, 02 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi instituída em 2007 pela Onu, com objetivo de esclarecer a população sobre este transtorno e combater o preconceito.

Em São José dos Pinhais, a Lei nº 2799/2019 criou a Semana Municipal da Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro Autista, que acontece, anualmente, na primeira semana de abril. A Lei é de autoria do vereador Silvio Santo, que também propôs a Lei nº 2817/2017, que determina a inserção de placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do autismo em estabelecimentos públicos e privados do município.

O autismo não é considerado uma doença, mas um transtorno do desenvolvimento cerebral que atinge cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Existem níveis e tipos diferentes de autismo, como a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner, a Síndrome de Savant, entre outras.

Há vários aspectos que podem caracterizar o autismo como: dificuldade de fala e comunicação, de interação social, de aprendizagem, de desenvolvimento motor, sensibilidade à luz e sons, entre outros. No entanto, é essencial a opinião médica especializada para um diagnóstico correto e encaminhamento para tratamento adequado em cada caso.

Assessoria de imprensa 02/04/2021