Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais é comemorado neste sábado, 24 de abril

O Dia Nacional de Libras também é celebrado na mesma data

Neste sábado, 24 de abril, é comemorado o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais – Libras, data coincidente ao Dia Nacional de Libras. A celebração foi incluída no calendário oficial de São José dos Pinhais por meio da Lei nº 3488/2020, de autoria do vereador Gilberto Mello (Cidadania).

A data foi lembrada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, na última quinta-feira (22). Falou em tribuna popular sobre o tema a diretora da Escola Municipal Especial Professora Ilza de Souza Santos, Mariana Raveduti, e a intérprete de Libras, Michelle Bernardi. “Existem as leis, mas precisamos ainda de muito para que elas se efetivem de fato, mas ela existe. Nas universidades, hoje, o surdo tem a oportunidade de estudar e ter uma perspectiva de vida melhor”, disse Mariana.

Para o vereador Gilberto Mello, a data é uma oportunidade de reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência. “O Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais é muito importante para nós todos, pois traz a concepção muito maior do que apenas de comemoração, mas sim de debate sobre o quanto precisamos avançar em políticas públicas que contemplem a comunidade surda”, declarou.

Assessoria de imprensa 24.04.2021