Acessibilidade e cidadania: Câmara Municipal inclui interpretação em Libras nas transmissões das sessões

Em um dia que ficará marcado na história do Legislativo são-joseense, a Câmara Municipal apresentou, nesta quinta-feira (23), um importante recurso de acessibilidade durante a transmissão das sessões ordinárias: a interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras.

A novidade foi anunciada pelo presidente, vereador Abilio Alves. “Neste momento comunico que a Câmara Municipal de São José dos Pinhais, a partir de agora, é bilingue e tem como linguagem oficial, além do português, a Libras”, disse ele. Abilio informou ainda, que a Câmara passa a ser a segunda Casa Legislativa do Paraná a oferecer o recurso em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Foi convidada a falar em nome da comunidade surda, a consultora linguística da Assembleia Legislativa e membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Celma Gomes. “Libras não é uma linguagem, não é uma mímica, nem um gesto, é a minha língua. Temos regras, gramática e, através desta língua, nós, surdos, temos a compreensão clara de tudo que se passa”, explicou. Ela também falou sobre a campanha Setembro Azul de visibilidade da comunidade surda brasileira e sobre direitos e deveres desta comunidade.

Estiveram presentes, na ocasião, o secretário de educação, Aldrian Matoso; a diretora da educação especial, Clicie Negoseki; a diretora da Escola Municipal Especial Professora Ilza de Souza Santos, Mariana Raveduti, além de professores e alunos.

Celma Gomes, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Assessoria de imprensa 23.09.2021