Estágio: experiência essencial para a entrada no mercado de trabalho e aprendizado

A exigência da escolha profissional nos chega ainda na adolescência: ao entrar no ensino superior, o estudante começa a vivenciar a experiência acadêmica do curso escolhido por ele. Esse aprendizado é essencial para o desenvolvimento do futuro profissional. Mas só a teoria, sabemos, não basta: é preciso colocar a mão na massa e praticar os ensinamentos teóricos. Por isso, os currículos incluem a experiência do estágio para a formação completa.

Na Câmara Municipal são, atualmente, 87 estagiários dos mais diversos cursos: direito, administração, contabilidade, comunicação, design, entre outros. A Câmara apoia a realização de estágios para o bom aperfeiçoamento profissional dos estudantes. O estágio, mais que uma experiência no mercado de trabalho é também um bom termômetro da área em que o estudante pretende se especializar e seguir carreira.

A Amanda Santos, que cursa a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Positivo, nos contou um pouco sobre seu trabalho aqui no Legislativo. “No meu curso o estágio não é obrigatório, mas mesmo assim quis fazer para adquirir experiência profissional e melhorar meu currículo. Aqui tenho aprendido várias coisas com o pessoal da Divisão de Informática: o Max, o Diego e o Renan”, disse. A Amanda é estagiária da TI há quase dois anos e pretende se especializar em infraestrutura de redes.

Nós também conversamos com o Rudney Soares, coordenador de estágios da Cmsjp. Ele listou dicas imprescindíveis para o bom aproveitamento das atividades. “Para realizar um bom estágio o estudante deve desempenhar as suas tarefas com dedicação e deve estar sempre atento à pontualidade, frequência e à realização dos relatórios semestrais de avaliação. É importante também conhecer bem o seu contrato de estágio e a legislação referente ao programa de estágios: da Câmara (Resolução nº 114/2019); e a Lei Federal (11.788/2008)”.

“O estágio é essencial para o desenvolvimento acadêmico por proporcionar um contato direto do estudante com o ambiente profissional, no qual é possível vivenciar na prática os aprendizados teóricos, além de possibilitar a troca de ideias, experiências e contatos profissionais”, completa ele.

Assessoria de imprensa 18.10.2021