Programa “Respeito Íntimo” é instituído em São José dos Pinhais

A Câmara Municipal aprovou e a prefeita Nina Singer sancionou nesta segunda-feira (18), o Projeto de Lei 185/2021 que institui o programa “Respeito Íntimo” em São José dos Pinhais. A autoria do Projeto é do vereador Luiz Monteiro.

O programa tem como objetivos debater o tema e promover ações de dignidade a mulheres que sofrem com a pobreza menstrual, ou seja, que não têm condições financeiras de manter a saúde e higiene durante o período menstrual. Essas mulheres geralmente perdem oportunidades de trabalho, estudo e participação social por conta do problema. Muitas delas também acabam desenvolvendo problemas de saúde que podem se agravar se não tratados.

Terão direito à participação no programa mulheres em situação de vulnerabilidade ou baixa renda que se cadastrarem em órgão ainda a ser definido pelo Executivo. De acordo com a justificativa do Projeto “nos dias atuais vemos mulheres que estão em situação de baixa renda e vulnerabilidade usando itens apropriados e métodos inseguros para ter o mínimo de conforto. A mulher deve ter acesso a um produto que irá auxiliá-la em um processo fisiológico”, cita.

Vereador Luiz Monteiro é o autor do Projeto.

Assessoria de imprensa 19.10.2021