Comissão de Saúde reúne-se com secretária para debater problemas das filas para vacinação

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal reuniu-se, na manhã desta terça-feira (26), com a secretária da pasta, Giuvana Casagrande, para tratar das filas de vacinação contra o coronavírus. Fazem parte da Comissão os vereadores Silvio Santo, Allax Siqueira e Professor Abelino. Também participaram da reunião os vereadores Denilson Grilo e Juliano Martins.

Após a descentralização dos locais de aplicação, a população tem esperado horas para receber o imunizante, situação ocorrida especialmente nesta segunda-feira (25), em que seis mil pessoas foram vacinadas no município. “Foi uma ocasião totalmente inesperada. Mas podemos garantir que trabalharemos para que isso não aconteça mais”, disse Giuvana. Ela afirmou que são esperadas até três mil pessoas ao dia para receber o imunizante em todo município e que a situação desta segunda-feira (25) foi excepcional.

O presidente da Comissão, vereador Silvio Santo, questionou a secretária sobre três aspectos fundamentais: estrutura, recursos humanos e programação da vacinação. De acordo com ela, há o planejamento para que as doses de reforço (3ª dose) sejam aplicadas em todas as unidades de saúde da cidade, instalação de tendas para que as pessoas que estejam em filas não apanhem sol ou chuva, novos locais de aplicação (atualmente são sete), remanejamento de funcionários, entre outras ações.

Os vereadores fizeram uma série de sugestões para melhorar o fluxo da vacinação após a descentralização, como o fortalecimento da comunicação e divulgação de informações sobre o calendário vacinal e volta da centralização no Ginásio Ney Braga. “Acreditamos que a saúde é a prioridade neste momento, e deve haver a retaguarda de outras pastas para que o fluxo da vacinação continue funcionando”, disse o vereador Allax Siqueira. A comissão e demais vereadores presentes decidiram, ao final do encontro, entrar em contato com a prefeita Nina Singer, para que haja essa integração entre secretarias.

Assessoria de imprensa 26.10.2021