Novembro Azul: Campanha de prevenção ao câncer de próstata

Com o fim de outubro e da campanha de prevenção ao câncer de mama, entramos em novembro com mais um importante lembrete de saúde: a prevenção ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul visa lembrar os homens sobre a importância dos exames preventivos para o diagnóstico precoce e maiores chances de sucesso no tratamento.

Ainda existe um grande tabu em relação aos exames realizados para detecção desta doença. O exame de toque retal é importante em casos em que os exames de sangue detectem alterações na próstata. Ele pode diagnosticar precocemente o câncer na região, já que no começo a doença não apresenta sintomas.

De acordo com reportagem da CNN Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais atinge os homens: cerca de 65 mil casos são registrados no Brasil ao ano, desses, 15 mil vão a óbito. Mas com o diagnóstico precoce existem 90% de chances de cura. Por isso, os urologistas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam exames regulares, e caso haja casos na família, a recomendação é que a prevenção comece aos 40.

Além do tabu quanto ao exame de toque retal existem alguns mitos que devem ser descontruídos. Veja alguns:

1) Vasectomia não causa câncer de próstata;

2) Não existe exame que substitua o exame de toque retal;

3) Não é uma doença que acomete apenas idosos. Casos na família podem aumentar o risco de homens abaixo dos 50 anos desenvolverem a doença.

O que é a próstata? É uma glândula existente apenas no sexo masculino. Ela pertence ao sistema reprodutor do homem e sua principal função é produzir esperma. Está localizada abaixo da bexiga e pesa cerca de 20 gramas.

Assessoria de imprensa 09.11.2021

Leia também