Câmara Municipal presta homenagem a Ricardo Kusch

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou sessão solene, nesta quarta-feira (16), para homenagear o ex-secretário e guarda municipal Ricardo Kusch, falecido no último dia 06 de março. Em uma cerimônia emocionante, amigos, colegas, família e autoridades municipais falaram sobre o homenageado.

Na ocasião, foram feitas homenagens musicais e contada a história de vida e do trabalho de Kusch na área da segurança privada e pública. A esposa, Patrícia, recebeu um quadro de reconhecimento e uma arte, desenvolvida pelo artista Beto Zoellner. Ela também recebeu da Câmara Municipal, como símbolo de agradecimento de São José dos Pinhais ao ex-secretário, a bandeira do município.

A prefeita Nina Singer falou sobre seu relacionamento com Kusch. “O Ricardo era uma pessoa intensa e alegre: subia as escadas do gabinete e eu já ouvia a voz dele de longe, sempre sorrindo. Quando fiz o convite a ele para estar como secretário senti, naquele momento, o amor que ele tinha pela Guarda Municipal”, contou a prefeita em seu depoimento. Ela também reafirmou seu apoio e confiança no trabalho da Guarda.

Para o presidente da Casa, vereador Abilio Alves, o homenageado era mais que um colega, era um amigo. “É difícil falar neste momento, por conta da emoção, e não imaginar que ele está no nosso meio. É difícil falarmos tudo isso e, ao mesmo tempo, pensarmos que ele fisicamente já não está conosco”, disse.

Em um momento final, o novo secretário de segurança, o guarda municipal Jefferson de Souza, recebeu do presidente e da prefeita as boas vindas no cargo e o voto de confiança de todos. “Diante disso, só tenho que falar: trato feito com meus colegas e essa cidade, contem comigo para o que precisar”, disse ele, que foi muito aplaudido por todos os presentes.

Além dos vereadores, familiares, colegas e amigos de Ricardo Kusch, estavam presentes também os secretários municipais e representantes das guardas municipais da Região Metropolitana de Curitiba, Paranaguá, polícia militar e polícia federal.

Arte desenvolvida pelo artista Beto Zoellner

Entrega simbólica da bandeira municipal à esposa, Patrícia.

Boas-vindas ao novo secretário de segurança, De Souza.

Assessoria de imprensa 17.03.2022