Câmara Municipal realiza ação alusiva à campanha Agosto Lilás: Mês de Combate à Violência Contra a Mulher

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), ação alusiva à Campanha Agosto Lilás: Mês de Combate à Violência Contra a Mulher. Na ocasião, servidores e vereadores reuniram-se em prol da causa. Também foi ministrada palestra sobre a Lei Maria da Penha, pela representante do Ministério Público, Joice Tambosi.

Durante todo o mês, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, o Legislativo tem realizado, em conjunto com a prefeitura, ações de conscientização e informação sobre a violência doméstica, em especial contra a mulher.

De acordo com o Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, a cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil e 30% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica, na maioria das vezes (80%) cometidas por seu parceiro, em consequência do machismo ou alcoolismo.

Para encerrar o mês de conscientização, será realizada ação de serviços na Praça da Juventude do Guatupê, no próximo sábado (27) durante todo dia, e audiência pública sobre o tema na Câmara Municipal, no dia 31 de agosto, a partir das 14 horas.

Para diminuir as taxas de ocorrência de violência doméstica, que ainda são subnotificadas, a campanha Agosto Lilás chama a atenção da sociedade para o problema, que é responsabilidade de todos. Se você conhece ou sofre violência doméstica, denuncie pelo telefone 180, ou 153 da patrulha Maria da Penha da guarda municipal.

Joice Tambosi, do Ministério Público, falou sobre a Lei Maria da Penha

Assessoria de imprensa 25.08.2022