Câmara aprova projetos e recebe visita de atleta e cão de assistência

Secretário do Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais colocou em primeiro turno de votação o total de três Projetos de Lei e 1 requerimento de informação ao Executivo, na 5ª Sessão Ordinária dessa quinta-feira (16). O vereador Samuel Pinheiro (Republicanos) usou a tribuna para voltar a cobrar a falta de diálogo na revitalização da Travessa Francisco Killian. Também na tribuna, o vereador Silvio Santo (Republicanos) criticou a transparência no portal de informações em São José dos Pinhais.

Em 1º turno de discussão e votação do Projeto de Lei nº 463/2022, dos vereadores Paulinho Maradona, Denilson Grilo e Juliano Martins, a Câmara aprovou, por unanimidade, o projeto que dispõe sobre a reserva para a população negra e povos indígenas de vagas oferecidas nos concursos públicos no Município de São José dos Pinhais. O Projeto de Lei visa a inclusão social das pessoas a que se refere, buscando reduzir a desigualdade social. Por meio desta iniciativa, o projeto de lei efetiva as previsões da Lei Federal nº 12.990/2014, que dispõe sobre a reserva aos negros de 20% das vagas oferecida nos concursos públicos de âmbito federal, acrescendo aqui os povos indígenas.

Seguindo, o requerimento n°18/2023, do vereador Wilson Cabelo (PP), que pede mais informações para o Executivo e para a empresa CCR sobre a obra de construção da 3º pista do Aeroporto Afonso Pena também teve aprovação.

Já o Projeto de Lei nº 537/2022, do Poder Executivo, que altera dispositivo da Lei nº 1.425, de 14 de outubro de 2009, que dispõe sobre a criação da Biblioteca Pública do Parque da Fonte recebeu o pedido de vistas pelo vereador Professor Abelino (Cidadania).

Também, em 1º turno de discussão e votação, o Projeto de Lei nº 538/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do Espaço Cultural Carmen Siccuro, no Jardim Urano, recebeu pedido de vistas pelo vereador Abílio Alves (Cidadania).

5ª Sessão Plenária de 2023. Foto CMSJP.

Tribuna

O vereador Samuel Pinheiro destacou a presença de comerciantes que serão afetados no empreendimento da Travessa Francisco Killian no centro do município. Segundo ele, a revitalização é importante, mas falta diálogo entre o Poder Executivo e a população.

“Agradeço aos vereadores pela aprovação do requerimento que pede informações pontuais sobre a revitalização da travessa. Os comerciantes já receberam uma notificação informativa alertando sobre a execução da obra. Comerciantes, pagadores de impostos, poderão ser e serão prejudicados por esta obra. Aqui fica uma reflexão. Será que este é o melhor caminho?”, destacou.

Também fazendo uso da tribuna, o vereador Silvio Santo criticou o Portal da Transparência da Prefeitura de São José dos Pinhais. “Há diversas falhas, informações defasadas com pelo menos cinco meses. Dados inconsistentes, inexistentes e muitos dados não disponíveis no portal. Para pode fazer uma boa fiscalização, é importante que os dados do Portal da Transparência estejam completos e atualizados”, disse ele.

5ª Sessão Plenária de 2023. Foto CMSJP.

Cão Gael

Ainda, a sessão de hoje contou com as presenças de Juan Marcelo da Silva Santos, 21 anos, e seu fiel companheiro Gael, 4. Os dois visitaram a Câmara de SJP após a aprovação do Projeto de Lei nº 618/2022, do vereador Alex Purkote, na última terça-feira (14), que autoriza o cão de assistência a acompanhar pessoas com deficiência (PcD) nos mais diversos transportes municipais.

Juan e Gael já estão juntos há um ano e meio, porém, até então, Gael tinha dificuldade de acompanhar Juan em corridas por aplicativos. O jovem tem total autonomia e faz trajetos para passeios, faculdade e natação, esporte ao qual Juan coleciona títulos: como o de vice-campeão brasileiro nas Paralimpíadas Escolares (2018), campeão paranaense de natação dos Jogos Escolares (2018), além de uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos Paradesportivos do Paraná (Parajaps – 2019).

A próxima sessão está marcada para a próxima terça-feira (28), a partir das 9 horas, com transmissão no canal oficial no Youtube da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.