Maio Amarelo: Câmara Municipal de São José dos Pinhais está na campanha por um trânsito mais seguro

Câmara de SJP adere à campanha Maio Amarelo. Foto: CMSJP/Divulgação

O mês de maio é amplamente conhecido por campanhas que buscam um trânsito mais seguro. A cor amarela, que simboliza o alerta e atenção, é a grande representação desse movimento. Ao longo do mês, diversas ações acontecem em todo o País com os fins de conscientizar a sociedade para a redução de acidentes de trânsito. Por isso, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais estará iluminada, durante todo o mês de maio, pela cor amarela em sua fachada. O principal objetivo é incentivar e participar do Movimento do Maio Amarelo para um trânsito mais seguro.

O presidente da Casa, Allax Siqueira, acredita que ter um trânsito seguro passa pela consciência e o respeito. “Todos fazem parte do trânsito, motoristas, pedestres, veículos pequenos e grandes. É preciso entender que todos têm o seu lugar e, mais que isso, é termos empatia e cuidado com o outro. Não adianta apenas multar, é preciso educar, fazer campanhas, promover a conscientização de todos”, defende.

A ação do Maio Amarelo surge para conscientizar e promover a adoção de comportamentos seguros dos cidadãos perante o trânsito, para que esse mal deixe de causar tanto dano à sociedade. O caminho é a consciência, o conhecimento e o aprendizado. O Movimento Maio Amarelo surgiu em 2011 a partir da decretação da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Para esse ano, o CONTRAN pede que as campanhas educativas de trânsito, a serem veiculadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), contenham a mensagem “No trânsito, escolha a vida”.

Educação

No Paraná, os dados recentes são muito preocupantes. Em 2022, o levantamento das consequências resultantes de acidentes no trânsito registrou um total de 38 mil ocorrências e 3.148 mortes. Isso corresponde a um crescimento de 2,8% em comparação ao ano anterior, que já vinha em ascendência com relação à 2020. Os acidentes de trânsito são a 8ª maior causa de mortes em todo o país.

Em São José dos Pinhais, a educação no trânsito é ainda mais importante, já que há três grandes rodovias que permeiam a cidade: BR-116, BR-277, BR-376. Nesses casos, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) é o órgão responsável pelas rodovias. De acordo com a PRF, a opção pela conscientização é justamente porque, segundo o órgão, 77% dos sinistros ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos condutores.

Segundo dados da Diretoria de Operações da Corporação, são exemplos desse tipo de conduta evitável: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível, ingestão de álcool, falta de atenção e desobediência às leis de trânsito.