Semana da Adoção é aprovada pela Câmara de São José dos Pinhais

A adoção tardia e o incentivo para que o tema seja mais discutido ganharam o apoio dos vereadores de São José dos Pinhais. A Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 703/2023 que cria a Semana da Adoção e de Incentivo à Adoção Tardia no município. O PL é dos vereadores Samuel Pinheiro (Republicanos) e Gilberto Mello (Cidadania) e foi aprovado durante 26ª Sessão Ordinária, na quinta-feira (11).

Aprovado pela unanimidade, o projeto fixa a Semana Municipal da Adoção e de Incentivo à Adoção Tardia no dia 25 de maio, quando acontece o Dia Nacional da Adoção.

A Semana será de reflexão, comemoração e a realização de campanhas de conscientização, que sensibilizem e deem publicidade ao tema adoção. O incentivo à Adoção Tardia acontece por meio da divulgação dos procedimentos para a realização da adoção e os dados do Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Também, apresentação sobre os programas de apadrinhamento e família acolhedora.

Vereadores durante a 26ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (11). Foto: CMSJP/Divulgação

“Em relação a Adoção Tardia, o objetivo é informar a população, em especial os candidatos à adoção, das possibilidades que se apresentam quando se adota uma criança com mais de 3 (três) anos. Divulgar histórias reais e o número de crianças mais velhas a espera de uma família, além de quebrar paradigmas e preconceitos que acompanham a adoção de adolescentes. A inadequação das crianças disponíveis para adoção ao perfil desejado pelos pretendentes faz com que muitas crianças vivam anos em abrigos”, diz o documento.

O Projeto de Lei nº 708/2023, do vereador Silvio Santo, também foi aprovado por unanimidade, durante a Sessão. O PL dispõe sobre a política de atenção integral à saúde das pessoas com deficiência, síndromes raras e doenças raras no munícipio de São José dos Pinhais.

Os vereadores ainda aprovaram o requerimento nº 70 de 2023, do vereador José Possebon, que decide pelos Votos de Louvor e Reconhecimento à Maria Thereza Romanó, a 1ª diretora da Escola Estadual Tiradentes, no início dos anos 70. Também, a vereadora Fátima de Paula, por meio do requerimento nº 75, pede registro de Votos de Pesar pelo falecimento de Maria Gomes da Costa, na última segunda-feira (8).

Usaram a tribuna na Sessão de hoje: Samuel Pinheiro (Republicanos); Renan Machado (PL); Fátima de Paula (Podemos); Silvio Santo (Republicanos); Prof. Abelino (Cidadania), José Possebon (Pros); Alex Purkote (Cidadania); Abílio Alves (Cidadania); Juliano Martins (PSC).

1º turno

Pela unanimidade, os vereadores aprovaram em, 1º turno de discussão, o Projeto de Lei nº 630/2022, da vereadora Fatima de Paula, que institui a Campanha Municipal 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres no município de São José dos Pinhais.

A próxima sessão está marcada para terça-feira (16), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.