Frente Parlamentar reúne profissionais para discutir turismo responsável no Miringuava

“Eu tenho um sonho, e esse sonho é ver nossa cidade se desenvolver, vê-la e fazê-la crescer. E uma das formas de fazer isso é por meio do turismo”. O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, Samuel Pinheiro (Republicanos), usou essas confiantes palavras para iniciar o encontro da Frente Parlamentar da Barragem do Miringuava, em parceria com o Movimento Viva Água, nessa última quarta-feira (5). Ele compõe a relatoria da Frente Parlamentar. O vereador Silvio Santo (Republicanos) é o presidente e Allax Siqueira, presidente da Casa, também faz parte como membro da Frente.

O evento reuniu vereadores, instituições e profissionais da área, no plenário da Casa, com o objetivo de discutir formas de promover o turismo responsável na região da Barragem do Miringuava.

Para o vereador Samuel Pinheiro, a ideia é estruturar o município. “Temos uma localização privilegiada, uma área gigantesca, sendo que a maior parte dela é na área rural. Temos um aeroporto que é nosso, ou seja, temos todo o potencial para desenvolvimento do turismo. Só precisamos pensar, planejar e criar políticas públicas para isso”, defende.

O vereador Sinésio Januário, corregedor da Casa, também esteve presente no evento.

Miringuava

Atualmente, o Rio Miringuava possui uma vazão de cerca de mil litros por segundo, chegando a abastecer cerca de 533.000 mil pessoas, atendendo assim as regiões de São José dos Pinhais, parte de Curitiba, Araucária e Fazenda Rio Grande. Com o enchimento da Barragem, a expectativa é a de atender a 760 mil habitantes, possuindo uma capacidade de 38 bilhões de litros de água em seu reservatório e passando a produção máxima para 2.000 litros por segundo. Esse número faz com que a produção seja de 20% de todo o SAIC (Sistema de Abastecimento Integrado da Grande Curitiba).

Palestras

Para discutir sobre o assunto, estiveram presentes na Frente Parlamentar:

– Fundação Grupo Boticário- Ike Weber, responsável pelas Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

– Movimento Viva Água Miringuava – MVAM – Anke Salzmann, Gerente de Projeto do Movimento Viva Água Miringuava da Fundação Grupo Boticário.

Turismo Responsável e Case Locavorista: Piloto de Turismo – Nicolas Nering – Consultor Técnico Locavorista e Luiz Mileck – Sócio Consultor Locavorista.

Case Trilha de Longo Curso – Thiago Valente, Gerente de Projeto do Movimento Viva Água Baía de Guanabara da Fundação Grupo Boticário.

Ferramentas de Incentivo Sebrae – Fernanda Pesarini, Gestora do Turismo do Sebrae Regional Leste.

Ferramentas de Incentivo INVEST PR – Artur Machado, Consultor Técnico de Desenvolvimento Econômico da INVEST PARANÁ.

Ferramentas de Incentivo BRDE – Carmem Rodrigues Truite, Gerente Operacional Adjunta de Produtores Rurais e Convênios do Banco – BRDE.

Ainda, representando a Secretaria Estadual do Turismo, Anna Vargas de Faria parabenizou o encontro e todos os envolvidos pela iniciativa da Frente Parlamentar. Ela colocou a pasta à disposição.

Por fim, autoridades do Poder Executivo foram convidados a participar do encontro, mas não estiveram presentes e também não enviaram representantes.

Assista

O encontro promovido pela Frente Parlamentar da Barragem do Miringuava, em parceria com o Movimento Viva Água, está disponível na TV Câmara. Assista abaixo: