Prevenção de incêndios e situações emergenciais: servidores da Câmara passam por formação da Brigada.

Ao decorrer do mês de junho e julho, os servidores da Câmara Municipal de São José dos Pinhais passaram por um treinamento de brigada de emergência contra incêndios. Os participantes passaram por uma formação teórica e prática, aprendendo sobre ações de segurança como combate e prevenção de incêndios e emergências, primeiros socorros e planos de evacuação em caso de pânico. Enquanto isso, integrantes da equipe pedagógica da Escola de Cidadania passaram por um treinamento para abordagens de emergências, urgências, primeiros socorros e medidas contra assédio e pedofilia.

O projeto proponente do treinamento salienta a importância deste tipo de ação na Câmara e em outras instituições da administração pública. Este treinamento tem como objetivo estabelecer as condições mínimas para a formação de brigada composta por servidores desta casa, para atuação em áreas comuns e de risco, na prevenção e no combate de incêndio, emergências e urgências, a fim de proteger a vida e o patrimônio público, até a chegada do socorro especializado.

O servidor Técnico em Informática Diego Samy Frantz relatou sua experiência com o treinamento da brigada: “Foi muito interessante, pois vimos e praticamos diversas ações, tanto preventivas como localizar extintores, verificar validades e atentar-se à questões que envolvem grande circulação de pessoas, quanto emergenciais, como técnicas de ressuscitação e identificação e imobilização de traumas. Algumas vezes “tratar” da pessoa é simplesmente mantê-la imobilizada sob atenção e cuidados enquanto espera a chegada do socorro (…) o brigadista é tanto responsável pela segurança das pessoas quanto do patrimônio público, obviamente, priorizando a proteção das pessoas.”

Elisete Aparecida Dainezer, Copeira da Câmara, exemplificou algumas ações que aprendeu durante o treinamento: “O que mais me chamou a atenção é a importância em encontrar uma avaliação precisa antes de tomar uma atitude. É muito comum, por exemplo, oferecer remédios para pessoas que reclamam de dores ou algum mal estar, mas é importante avaliar com o máximo de exatidão antes de tomar alguma atitude”.

Uma equipe capacitada e devidamente equipada proporciona para a Câmara Municipal de São José dos Pinhais um ambiente mais seguro para seus servidores e que zela pelo patrimônio público do município.