Câmara faz homenagens a vigilante, guardas e policiais de São José dos Pinhais

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais promoveu uma homenagem a profissionais da Segurança Pública do município. Na 61ª Sessão Ordinária, uma vigilante, dois guardas municipais e dois policiais militares receberam Votos de Louvor e Reconhecimento por ações de prevenção que aconteceram na cidade.

O requerimento 183/2023 do vereador Denilson Grilo (PSD), aprovado no último dia 26, homenageou os profissionais da segurança que atuaram na Escola Municipal Jorge Nascimento, no bairro Guatupê, e conseguiram deter e apreender dois adolescentes munidos de arma branca.

A vigilante Lenice de Oliveira subiu à tribuna e enalteceu a presença feminina na profissão. “Agradeço a Deus pelo discernimento naquele momento. É um campo restrito aos homens, e fico feliz em poder mostrar que somos tão capazes quanto”, disse ela.

Já os guardas municipais Eliel Barbosa e Deivid Junior Felizardo relembraram no caso e destacaram a importância da Guarda Municipal de São José dos Pinhais. “Naquele trajeto, de 5 minutos, só pensávamos de que forma íamos conseguir salvar e proteger crianças e adolescentes. Agimos muito rápido e conseguimos deter aquelas pessoas, sem que ninguém ficasse ferido. Quero destacar a importância da atuação de todos, e também a importância da especializada, a ROMU”, disse Felizardo.

O secretário de Segurança Pública de São José dos Pinhais, Paulo Ferreira Tomaz, também esteve presente da sessão e usou a tribuna.

Policiais

O requerimento 182/2023, da vereadora Fátima de Paula (Pode) e do Renan Machado (PL), aprovado no dia 21 de setembro, homenageou dois policiais miliares do 6º Comando Regional.

Os policiais – Cabo Oliveira Bueno e Soldado Lucas Manzur – agiram rapidamente no combate ao incêndio a um carro na rua Dr Claudino dos Santos, no Centro, em setembro. Os dois receberam certificados de Votos de Louvor e Reconhecimento às ações.

A cabo Oliveira Bueno destacou que o verdadeiro reconhecimento é aquele que vem da população. “O nosso maior reconhecimento é quando a população sente isso, quando fazemos o bem e a população entende isso. Nós mulheres somos minoria na polícia, mas temos bons parceiros e eu fico muito grata a isso. Quando notei que havia fogo no carro, quis ir e tentar salvar quem estivesse lá. Vazou gasolina desse carro que estava pegando fogo e, caso não tivéssemos agido rápido, esse fogo iria espalhar para outros carros. Agimos rapidamente”, relembra a policial.

O soldado Lucas Manzur corroborou com a colega de farda e falou sobre a importância da entrega dos Votos de Louvor e Reconhecimento. “Essa homenagem nos fortalece. Temos a missão em servir e proteger a todos, e isso aumenta em nosso coração a vontade e a força em servir a todos vocês”, finaliza.

Usaram a tribuna os vereadores: Denilson Grilo (PSD), Fátima de Paula (Pode), Renan Machado (PL), Sinésio Januário (Avante), Samuel Pinheiro (Republicanos), Wilson Cabelo (PP), Prof. Abelino (Cidadania) e Allax Siqueira (PTB).

class=
61ª Sessão Ordinária. Foto: CMSJP/Divulgação

2º turno

Por unanimidade, foi aprovado o Projeto de Lei nº 879/2023, que concede o Título de Servidor Benemérito à Vilson Marques da Silva; assim como o Projeto de Lei nº 880/2023, que concede o Título de Empreendedor Social à Senhora Dirce Almeida dos Santos – Negra Dirce. Ambos os Projetos de Lei são do vereador Samuel Pinheiro.

Também com a aprovação de todos, o Projeto de Lei nº 888 de 2023, do vereador Ailton Fenemê (Cidadania), que concede o Título de Cidadão Honorário de São José dos Pinhais ao Senhor Emerson Imbronizio.

Do vereador Denilson Grilo, foi aprovado em 2º turno e por unanimidade o Projeto de Lei nº 870/2023, que reconhece o Jogo de Bocha como modalidade esportiva no âmbito do município. Também, foi aprovado o Projeto de Lei nº 874/2023, do vereador José Possebon (Pros), que denomina de Rua João Carvalho da Silva uma das vias públicas de São José dos Pinhais.

Ainda, em 2º turno, os vereadores aprovaram abertura de Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral do Município na área da Saúde de R$ 100 mil, por meio de emenda nº 39 de 2023 do vereador Prof. Abelino.

Em 2º turno, foi aprovado o Projeto de Lei nº 868/2023, do Poder Executivo, que institui no município o Roteiro Turístico “Caminho Jesus das Santas Chagas”, e dá outras providências.

Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1661/2023, do Poder Executivo, que aprova o 2° Aditivo ao Termo de Colaboração n° 03/2022, que entre si celebram, o Município de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Associação Beneditina da Providência – Lar Mãe Maria.

Transmissão

A próxima sessão está marcada para quinta-feira (5), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.