Após mutirão, entrega de DNA reúne famílias na Câmara de São José dos Pinhais

A entrega dos resultados de DNA às famílias que participaram do Mutirão da Concilia Paraná, em parceria com a Defensoria Pública, aconteceu no último dia 25, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais (CMSJP).

Nos dois dias de mutirão na Casa, 403 pessoas foram atendidas e 16 exames de DNA para confirmação de paternidade foram realizados. Desses, 13 compareceram à Câmara Municipal para a entrega dos resultados e, entre eles, estavam a empreendedora Marty Cristine Maceno, de 40 anos, e Clayton Teles dos Santos, de 41 anos, que trabalha no setor de bagagens do Aeroporto Afonso Pena.

Os dois estavam confiantes: ambos tinham certeza da paternidade de Clayton, mas precisavam da confirmação do exame para realizar o registro do adolescente, já que o mesmo havia sido registrado anteriormente por outro companheiro de Marty, que posteriormente tirou o nome do registro.
Na abertura do envelope, Clayton comemorou. “Na verdade, precisávamos disso por conta da documentação dele, mas já tínhamos certeza desse resultado. Não tinha dúvida de que era pai dele”, disse.

Presenças

Estavam presentes na entrega o presidente da Casa, o vereador Allax Siqueira, o presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, o vereador Prof. Abelino, o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE) Matheus Cavalcanti Munhoz e Fernando Redede, coordenador do Núcleo da Infância E Juventude do Paraná (NUDIJ).

(Re)Conhecendo Direitos

O projeto da Defensoria Pública do Paraná oferece de forma gratuita o exame de DNA para pessoas que queiram realizar o reconhecimento voluntário da paternidade, e outros serviços de orientação jurídica gratuita para resolução consensual de questões familiares.

No Paraná, em média por ano, 6 mil crianças são registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento. Em 2023, de 01 de janeiro a 25 de setembro já foram constatados 5,240 casos.