Câmara Municipal avança em políticas públicas para mulheres

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais, que está caminhando para encerrar o primeiro quadrimestre de 2025, marca o período com significativos avanços em projetos voltados à proteção, promoção de direitos e ampliação de atenção para as mulheres, em São José dos Pinhais. Essa legislatura que trouxe a maior bancada feminina desde sua instalação em 1852, tem agora quatro vereadoras (Pali Valaski – PP, Débora Chemim – PSD, Pra. Adriana Rocha – PL e Sabrina Oliveira – Republicanos), dentre as 21 cadeiras do legislativo municipal; e essa presença feminina no Poder Legislativo de São José dos Pinhais se destaca com projetos relevantes.
Na Sessão desta quinta-feira (24/04) os vereadores debateram e votaram projetos importantes, a exemplo do projeto que institui o sistema de proteção, respeito e cuidado às mães de natimorto e com óbito fetal, nas unidades básicas de saúde municipais e também na rede privada de saúde, com sede no município; a proposta foi apresentada pela vereadora Pastora Adriana Rocha (PL).
Já a vereadora Débora Chemim (PSD), que coordena a Procuradoria da Mulher na Câmara, teve nesta Sessão, dois projetos de lei votados em primeira discussão; o primeiro projeto institui o março Lilás, que estabelece campanhas de conscientização e ações preventivas ao câncer de colo de útero, e o segundo estabelece a Política Pública de Defesa dos Direitos da Mulher; além disso, outros dois projetos da vereadora devem entrar em votação, pois receberam os pareceres favoráveis das Comissões Internas da Câmara, e eles propõem as criações do Programa Saúde da Mulher na Melhor Idade e a Semana Municipal de Conscientização e Combate ao Relacionamento Abusivo.
Outro projeto importante voltado as mulheres, também votado nesta Sessão do dia 24 de abril, foi apresentado pelo vereador Lucas Novak (PL), e ele dispõe sobre a instalação de fraldários em praças e parques públicos de São José dos Pinhais.
Também nesta sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos, a Moção 14/2025, da Vereadora Adriana Rocha (PL), apresentada juntamente com os vereadores membros da Comissão de Saúde e Assistência Social, da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, e da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, onde apelam a prefeita Nina Singer, por providências quanto às reivindicações apresentadas por familiares, profissionais e representantes da comunidade atípica, durante a Semana de Conscientização sobre o Autismo, promovida pela Câmara Municipal, entre os dias 04 a 11 de abril, e que será encerrada nesta sexta-feira (25). Nesta mesma oportunidade, o presidente do Legislativo, vereador Professor Wellington Leitão (PSB) propôs que todos os vereadores participantes da Moção fação a entrega formal do documento para a prefeita Nina Singer (PSD).