Câmara Municipal abre semana de ciclo de palestras sobre o autismo

Foto: Fábio Ritter/CMSJP

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais realizou, na tarde de segunda-feira (7), a abertura oficial da “Agenda Azul”, um ciclo de palestras e de rodas de conversa. O evento se estende até a próxima sexta-feira e é alusivo ao Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Professor Wellington Leitão (PSB), destacou a importância de que os profissionais das áreas de educação e saúde participem das palestras sobre o tema. “Estamos abrindo a Casa para vocês e isso faz sentido com a participação de todos”, comentou o presidente.

O assessor especial de apoio aos Municípios do Paranacidade, Marcio Wozniack – representante do governador Ratinho Júnior – elogiou a iniciativa também como forma de incentivo aos demais municípios. “Muitas vezes vocês, de municípios grandes, servem de exemplo aos menores”, afirmou, “podem inspirar outros a atividades de inclusão como essa”, complementou.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Direitos Humanos, vereador Samuel Pinheiro (Podemos), comemorou os avanços, mas destacou que ainda existem muitas necessidades. “Estamos aqui para apoiar as políticas públicas que venham a melhorar a vida de todas as pessoas de São José dos Pinhais”, afirmou Samuel, “e o autismo não é diferente, e precisa de uma atenção especial”, concluiu o vereador.

Ainda fizeram uso da palavra a presidente da OAB de São José dos Pinhais, Ana Paula Savaris; a pedagoga Antonia Cia, da ONG Falando sobre o Autismo; e o secretário municipal da Educação, Diego Santin Inoue, representanto a prefeita Nina Singer.

Também prestigiaram a abertura do evento, a vereadora Débora Chemin (PSD), o vereador Jean Zanchetta (Cidadania), o vereador Lucas Novak (PL), a vereadora Pastora Adriana (PL) e a vereadora Sabrina Oliveira (Republicanos).

Palestras

O primeiro palestrante foi o presidente da ONG Onda-Autismos, o pai atípico Fábio Cordeiro, com o tema “Autismo e inclusão”. Ele falou sobre os diferentes aspectos da vida de autista, entre eles a superação de problemas como a dificuldade de comunicação. Fábio também falou sobre a educação e a necessidade de uma maior sensibilidade com os alunos autistas, tendo cuidado com alguns aspectos, entre as quais o apego à rotina e a dificuldade de mudanças.

Em seguida, foi a vez do pai atípico Phillip Egenwardt dar o seu testemunho sobre a vida como pai de filho autista, sendo ele também autista. Egenwardt recebeu o diagnóstico de autismo aos 40 anos de idade.

Exposição

Também está acontecendo a exposição “Autistas Artistas”, que pode ser visitada no corredor do Plenário Segismundo Salata.

Confira abaixo a programação completa:

Leia também