Vereadores são diplomados pela Justiça Eleitoral
Os 21 vereadores eleitos para a Legislatura 2025/2028 foram diplomados pela Justiça Eleitoral na tarde de sexta-feira (13), no Plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Além deles, a prefeita Nina Singer e o vice-prefeito Delegado Michel também receberam os seus diplomas. Já a diplomação do 1º até o 3º suplente ocorrerá após contato do Fórum Eleitoral para a retirada em cartório.
Conforme explica o site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR), a diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral para formalizar a escolha dos eleitos nas urnas. Com o ato, os eleitos se habilitam ao exercício do mandato.
Pronunciamentos
O primeiro discurso foi do promotor de Justiça da 8ª Zona Eleitoral, Guilherme Giacomelli Chanan, que enalteceu o momento como parte do rito democrático. “Esse evento materializa a vontade popular expressada de forma livre e soberana nas urnas”, lembrou o promotor. Chanan ainda enfatizou a importância dos municípios: “As eleições municipais possuem uma importância única, pois é em âmbito local que a vida cotidiana acontece”, afirmou, “prefeitos e vereadores desempenham um papel vital, planejando e implementando políticas públicas que impactam diretamente na vida dos cidadãos”.
A juíza da 8º Zona Eleitoral, Débora Cassiano Redmond, destacou que “o dia de hoje marca o início de uma nova etapa na vida pública de nossa cidade”, segundo juíza, não apenas pela celebração do resultado da eleição, mas por que “estamos aqui para reafirmar publicamente o nosso compromisso com a democracia, com a justiça e com a confiança do povo a todos os que foram eleitos”. Redmond lembrou ainda a responsabilidade dos eleitos em atenderem os anseios da população que os elegeu.
O representante da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador Samuel Pinheiro (Podemos), enfatizou que a cerimônia representa um compromisso assumido por todos os diplomados: “Hoje nós celebramos não apenas a diplomação, mas o compromisso que renovamos com a nossa cidade e com o futuro de nossa gente”, discursou Samuel, “é o início de uma jornada que exige de cada um de nós dedicação, ética e a convicção de que o bem coletivo deve estar sempre cima dos interesses pessoais”, defendeu o vereador.
A prefeita Nina Singer, por sua vez, elogiou a justiça por dar o equilíbrio necessário para que fosse feita a vontade das urnas. “Ser político, ao pé da letra, é uma missão de transformação e de fazer o bem comum a todo cidadão de nossa cidade”, disse a prefeita, lembrando ainda que foi a primeira prefeita eleita e reeleita em São José dos Pinhais. “Que estar nesse protagonismo, me faça dar forças para que venham outras mulheres”, clamou, “nessa Casa de Leis teremos pela primeira vez quatro mulheres vereadoras”, complementou a prefeita, concluindo falando da necessidade de se trabalhar com amor para mudar a realidade dos munícipes.
Vereadores
Os 21 vereadores diplomados para a nova Legislatura são: José Possebon (Podemos), Lucas Novak (PL), Paulinho Maradona (PSD), Andrei Gondro (PSB), Denílson Grilo (PSD), Leo Gomes (PSDB), Ton Rodrigues (PSDB), Débora Chemin (PSD), Samuel Pinheiro (Podemos), Luiz Monteiro (PSD), Bira do Banco (PSD), Zé Vieira (MDB), Gilbertinho Mello (Rep), Pali Valaski (PP), Professor Wellignton Leitão (PSB), Gesiel (PSDB), Luiz Paulo (PP), Sabrina Protetora dos Animais (Rep), Jean Zanchetta (Cidadania), Pra Adriana Rocha (PL) e Professor Assis (União).
Confira mais fotos aqui:
Assista a solenidade completa: