Vereadores aprovam Programa de Acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde
Os vereadores aprovaram a criação do Programa de Acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São José dos Pinhais. O projeto de lei n.º 1190/2024, do vereador Sílvio Santo (Podemos) está aprovado unanimemente, em 1º turno. A decisão aconteceu durante a 75ºª Sessão Ordinária de terça-feira (26).
O vereador autor defende que o projeto de lei teve a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde na elaboração. “O projeto de lei tem como base o caderno 28 do Ministério da Saúde que prevê o acolhimento e a escuta qualificada nas UBS”, explica Silvio Santo. “Ele visa padronizar o acolhimento em busca de uma maior humanização”, conclui o proponente.
Entre os artigos previstos no projeto de lei, está que o poder público desenvolva ações. Entre elas: protocolos de acolhimento, capacitação de profissionais, sistema de registros de demandas. Ainda, a presença de profissionais de saúde mental, campanhas de comunicação, integração das UBS, entre outros.
Louvor e Reconhecimento
Durante a sessão, o Centro de Amparo aos Idosos Jesus Maria José (Cajema) recebeu votos de Louvor e Reconhecimento pelos 30 anos de trabalho no município.
O proponente da homenagem, vereador José Possebon (Podemos) aproveitou para enfatizar que o trabalho comunitário que já dura décadas. “Uma instituição reconhecida porque tem desempenhado um papel de grande importância para a comunidade são-joseense”, elogia. “É uma entidade que atende a pessoas idosas em vulnerabilidade social”, complementa.
A diretora do Cajema, Luciana da Silva Souza Neves, agradeceu a homenagem recebida. “É emocionante falar do Centro, que foi fundado na região da Borda do Campo, e começou recebendo idosos da família e que foi crescendo e hoje temos 96 pessoas. Atualmente somos uma referência nesse trabalho”, revela.
O Cajema nasceu do sonho de Maria José da Silva Souza em 25 de outubro de 1994 para atender pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social. É uma entidade assistencial e filantrópica que presta atendimento a 96 residentes idosos, com diversos graus de dependência.
A instituição acolhe pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e possui contratos de prestação de serviços com os municípios: Araucária, Matinhos, Pinhais, Rio Branco do Sul e São José dos Pinhais. Possui uma equipe multiprofissional busca atender as necessidades de cada residente, através de ações educativas, comunitárias, intergeracionais, religiosas, sociais, físicas, de lazer e recreativas.
Mulheres Empreendedoras
Os vereadores também aprovaram a entrega do Prêmio Mulheres Empreendedoras, que ocorrerá às 19 horas de quarta-feira (27). As mulheres homenageadas são: Bruna Zotto, Jane Marree, Mirian Yamashita, Maria Suvaney Santana da Cruz, Vilma Castro de Oliveira Cordeiro, enifer Ternowiski Guimarães Albuquerque Castagna, Lucicléia Terezinha Martins Alves, Irene Skrzypietz, Daiana da Silva Borges, Geni Pereira da Silva e Vick Ane da Silva.
Créditos adicionais
Está aprovada a abertura de créditos adicionais no valor total de R$ 2.045.001,00. Esse investimento será dividido em 1.690.001,00 para Agricultura e Abastecimento e R$ 355.000,00 para Esporte e Lazer.
2º turno
A Sessão ainda teve duas matérias aprovadas em 2º turno. O projeto de lei n.º 1160/2024, do vereador Silvio Santo, que reconhece a prática do airsoft como atividade. E também o projeto de lei n.º 1172/2024, do vereador Abilio Alves (PSD), que institui o Programa de Incentivo ao Esporte no Município de São José dos Pinhais.
Transmissão
A próxima Sessão Ordinária está marcada para quinta-feira (28), a partir das 9 horas. Assista as sessões transmitidas simultaneamente nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.