Parlamento Jovem é empossado com a presença dos presidentes do TRE-PR e da Câmara

Foto: CMSJP

O Parlamento Jovem do período 2024/2025 foi empossado em cerimônia na noite de sexta-feira (1) no Plenário da Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Eles também elegeram a mesa diretiva. Ao todo, são 21 jovens que atuarão com atividades idênticas às dos vereadores até o próximo ano, no programa desenvolvido pela Escola da Cidadania em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR).

O presidente da Câmara Municipal de São José dos Pinhais, vereador Allax Siqueira (MDB), recordou que foi Vereador Mirim, nome anterior do programa, pelo Colégio Estadual Silveira da Motta. “Eu sou resultado do programa Vereador Mirim”, revelou Siqueira, “esse trabalho me deu vontade de continuar fazer o bem”, complementou. O presidente também fez um apelo aos participantes para que aproveitem bem a oportunidade. “Que no futuro vocês possam ser vereadores, prefeitos, deputados, enfim, que possam sonhar sonhos maiores”, concluiu o presidente.

Presente na posse, o presidente do TRE/PR, Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância desse trabalho para que os jovens conheçam “o que é um processo eleitoral, a importância da democracia, o que é uma eleição, a importância de se respeitar as posições diversas”. O presidente também lembrou dos inúmeros casos de parlamentares jovens que, posteriormente, foram vereadores em suas cidades. Bengtsson adiantou que  a Assembleia Legislativa do Paraná irá discutir a possibilidade da extensão do Parlamento jovem para todo o Estado, incluindo a própria Assembleia.

A representante da Escola Judiciária do Paraná, Rubiane Kreuz, lembrou aos jovens que eles representam uma parcela importante da juventude. “Vocês levarão a seus colegas e familiares um pouco de cidadania, de democracia, do conceito da participação ativa na vida política e de não se abster nas eleições”, pontuou.  Para Kreuz, os jovens devem ser replicadores do processo democrático e eleitoral. “É um processo de aprendizado em que também aprendemos com vocês”, explicou.

Mesa diretiva

Após a posse dos eleitos, dada pelo presidente da Câmara Municipal, os jovens votaram secretamente em uma sala para elegerem a mesa diretiva pelo período de seis meses, para os seis meses restantes do mandato, será eleita nova mesa em 2025. Foram eleitos: Lucas Matheus de Souza Ganzer (presidente), Larissa Gomes Xavier (vice-presidente), Gustavo da Silva Bertoncello (1º secretário) e Miguel Antônio Pinheiro Machado (2º secretário).

O presidente Lucas agradeceu a confiança dos colegas de Parlamento Jovem. “É importante esse processo, fomos eleitos de forma democrática e continuaremos a construir esse país bonito que é o Brasil”, discursou, “vou honrar e brigar por vocês o quanto for necessário”, garantiu o jovem.

Fizeram uso da tribuna durante a sessão, os jovens parlamentares: Anna Júlia Farias de Resende, Ana Laura Rupprecht da Costa, Gabriella França de Oliveira, Gabriel William Czaplinski, Leticia Correia Barbosa, Michel Lucas Decontti,  Vick Gomes Ribeiro e Lucas Matheus.

Além do presidente da Casa, outros vereadores que participaram da posse foram: José Possebon (Podemos), Delegado Michel (Podemos) e Sinésio Januário (Podemos).

Leia também