68ª Sessão Ordinária é marcada por homenagens
A 68ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de São José dos Pinhais desta quinta-feira (31) foi marcada por homenagens. A primeira delas foi o Prêmio Jovem Empreendedor, entregue à empresária Letícia Plantes, 21 anos; a segunda foi a de Votos de Louvor e Reconhecimento ao Centro de Educação Infantil Construindo o Saber.
O vereador Wellington Leitão (PSB), proponente da entrega do Prêmio à Letícia Plantes, destacou que a jovem empreendedora trabalha com marmitas fitness, a empresa chamada PlanFitsendo, e que ela começou no ramo como uma alternativa durante a pandemia de Covid-19. Hoje a empresa entrega 9 mil marmitas por mês. “Ela já contrata mais pessoas com marmitas que saem marmitas da Contenda para toda a Curitiba”, comemorou o vereador.
Letícia agradeceu o reconhecimento recebido, disse que hoje a empresa tem oito funcionários em São José dos Pinhais e Curitiba. “A PlanFit nasceu de uma dificuldade financeira na pandemia, atualmente gera empregos e faz com que a vida das pessoas se torne mais saudável e mais prática”, explicou a jovem empreendedora.
Construindo o Saber
A outra homenagem do dia foi proposta pelo vereador Sílvio Santo (Podemos). Os votos de Louvor e Reconhecimento ao Centro de Educação Infantil (CEI) Construindo o Saber, segundo Sílvio, foram feitos porque o CEI possui um trabalho muito bonito e de inclusão no setor educacional. “A cada dia, eles investem mais na formação das crianças de nossa cidade e merecem o reconhecimento”, discursou o vereador.
Uma das idealizadoras da escola, Milla Carla Harrich Silva ao agradecer o reconhecimento, ao lado de sua colega Solange Gomes da Silva, disse que “hoje nosso carro-chefe na escola é a inclusão, pensando tanto em nossos pequenos, quanto no acolhimento das famílias”.
A escola foi inaugurada em 20 de setembro de 2014, na rua Capitão Benjamim Claudino Ferreira. Atualmente, o Construindo o Saber está localizado no Bairro São Pedro, com 87 crianças matriculadas, sendo seis delas atípicas, dentro da ideia inclusão com afeto.
Moção
Na Ordem do Dia, foi aprovada a Moção n.º 149/2024, do vereador Silvio Santo em repúdio à Resolução CNE/CEB n.º 1, de 17 de outubro de 2024, que institui as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. A moção se refere especificamente às diretrizes que promovem a “ideologia de gênero” como critério de qualidade para a educação infantil.
2º turno
Ainda foram aprovados em 2º turno e por unanimidade, o projeto de Lei n.ᵒ 1162/2024, do vereador Delegado Michel (Podemos), que cria o Programa Municipal de Atenção e Enfrentamento à Intimidação Sistemática entre Mulheres (Wollyng). O projeto de Lei n.ᵒ 1164/2024, do Poder Executivo, que ratifica a Consolidação do Protocolo de Intenções do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – Conresol. Também em 1º turno, está aprovado o Projeto de Lei n.ᵒ 1187/2024, do Poder Executivo, que altera dispositivos da Lei n.º 1.500, de 23 de março de 2010, que dispõe sobre a Reorganização da Estrutura Básica da Administração Pública do Poder Executivo Municipal de São José dos Pinhais.
Também passaram unanimemente quatro primeiros termos aditivos dos projetos de decreto legislativos números: 1719/2024, 1720/2024, 1721/2024 e 1722/2024 de convênios com o Lar Bom Samaritano, a Apae Centro, a Apae Costeira e a Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), respectivamente.
Transmissão
A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (5), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.