Com 4 vereadoras, bancada feminina na Câmara de São José dos Pinhais será recorde

Quatro mulheres eleitas para a próxima Legislatura. Foto: Divulgação. Montagem: CMSJP

A bancada feminina da Câmara Municipal de São José dos Pinhais será recorde na Legislatura 2025/2028. Pela primeira vez, serão quatro vereadoras, um aumento de 300% em relação à Legislatura atual, que possui apenas uma, a vereadora Fátima de Paula (PSD), não reeleita.

A nova bancada, em relação ao número total de 21 vereadores, será formada por quatro mulheres, que representarão 19% da Casa. Atualmente, esse número é de 4,7%.

As eleitas em 2024 foram: Débora Chemin (PSD), Pali Valaski (PP), Sabrina Protetora dos Animais (Rep) e Pra. Adriana Rocha (PL).

Quem são elas

A mais votada delas foi Débora Chemin, 51 anos, que fez 2.367 dos votos válidos. Ela é enfermeira concursada e secretária municipal de Saúde em mais de uma ocasião, o que inclui na atual gestão do Executivo Municipal. Além disso, chegou a integrar, em 2021, a equipe gestora da Secretaria de Saúde de Curitiba. “Sou a primeira enfermeira vereadora desse município”, comemora. “Vou defender a saúde pública e as pautas de necessidade de nossa população”, complementa.

Na sequência, vem a vereadora Pali Valaski, 56 anos, com 2.039 votos, que é a representante feminina da área rural de São José dos Pinhais. Pali Valaski representa, entre outros, os temas pertinentes ao campo e ao agro.

Sabrina Protetora dos Animais, 26 anos, recebeu 1.675 dos votos, ela é arquiteta e empresária, fundadora da ONG Patinhas Amiga, além de atuar no voluntariado nessa área há sete anos. “Tenho o objetivo de transformar a realidade da causa animal na cidade”, afirma. “Me posiciono como pioneira na luta contra os maus-tratos”. Sabrina celebra  a vitória lembrando que “é muito mais difícil para a mulher na questão de apoios e da inserção na política”. Sabrina é a parlamentar mais jovem já eleita pelo município.

Por fim, a Pra. Adriana Rocha (PL), 40 anos, que recebeu 1.566 votos. Ela é pastora da Igreja Evangelho Quadrangular e professora universitária com mestrado na área de Educação. Pra. Adriana é atuante na área da inclusão da pessoa com deficiência, educação em tempo integral e primeira infância. “Tenham certeza de que vou fazer o meu melhor”, garante. “Além da questão religiosa, terei como pauta a inclusão e a infância”, promete, complementando que está feliz por fazer parte das quatro mulheres que iniciam seu trabalho como vereadora na nova legislatura.

Inédito

As quatro mulheres eleitas para vereadoras em São José dos Pinhais assumem, em 1º de janeiro, o primeiro mandato na Casa.