Escola de Cidadania: Você já conhece o SAPL Jovem?

Você sabia que que o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara Municipal de São José dos Pinhais possui também uma versão jovem? Pois bem, o espaço é utilizado pelo Parlamento Jovem – da Escola da Cidadania – para divulgação e consulta de suas ações. A transparência e a eficiência também nos programas da Escola de Cidadania vinculada ao Departamento de Comunicação da Casa.

Em sua versão principal, o SAPL é um sistema que simplifica a atividade de parlamentares e servidores, além de colaborar com a transparência da Casa, pois permite que os cidadãos conheçam a produção legislativa dos vereadores, acompanhem o processo legislativo e pesquisem a legislação municipal. Por esse motivo, a Escola da Cidadania criou a versão jovem, para que os participantes possam ter uma experiência parlamentar similar à adulta.

“Na Escola de Cidadania, utilizamos o SAPL Jovem para registrar as matérias legislativas produzidas pelos Jovens Parlamentares no decorrer da formação”, explica a pedagoga Laís Bastos. “Dessa forma, tanto eles quanto os demais estudantes e comunidade têm acesso ao trabalho desenvolvido, podem conhecer melhor os jovens que os representam e acompanhar as tramitações dos projetos”, complementa.

O responsável por manter o site atualizado é o agende administrativo Vinícius José da Silva, que conta detalhes importantes sobre o sistema. “Os jovens participam de vivências legislativas que resultam na produção de indicações, requerimentos, projetos de lei e suas próprias biografias que, após revisão e discussão, são lançadas no sistema”, explica ele. “Além disso, são inseridas as pautas, discursos, atas e votações de todas as sessões”, acrescenta. De acordo com Vinícius, a ideia é de futuramente habilitar os próprios jovens para que utilizem o sistema de forma autônoma.

Acesse e conheça

Acesse o SAPL Jovem clicando aqui embaixo: