Coronel e repórter recebem Votos de Louvor e Reconhecimento da Câmara Municipal

O Coronel Ribas e o repórter Régis Santos foram homenageados com Votos de Louvor e Reconhecimento pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais, durante a 39ª Sessão Ordinária, nesta quinta-feira (4). Os vereadores proponentes são: vereador Sílvio Mecânico (PSD) e vereadora Fátima de Paula (PSD), respectivamente. Ambas as homenagens foram aprovadas anteriormente por unanimidade da Casa.

Coronel

O Coronel Ribas serviu pela primeira vez no 17º Batalhão em São José dos Pinhais em 2005, como capitão. Depois de passar por outras unidades, retornou ao no 17º Batalhão em 2014 figurando como subcomandante e assumiu o Comando no ano de 2017. Entre as operações desencadeadas durante o seu comando, destacam-se o cumprimento de mandados buscas e prisões no condomínio Serra do Mar; a participação na operação “Em Frente Brasil”, força tarefa que incluiu a Força Nacional do Ministério da Justiça; e ele ainda implementou a Patrulha Maria da Penha no município.

Após ser promovido ao último posto do oficialato da Polícia Militar,  o Coronel Ribas veio assumiu o 6º Comando Regional de Policia Militar sediado em São José dos Pinhais, responsável pelo policiamento em todo o território da Região Metropolitana de Curitiba e litoral paranaense.

O vereador Sílvio Mecânico enfatizou o trabalho realizado pelo coronel pelo bem da cidade. “Importantes operações foram comandadas por ele e merece nosso reconhecimento”, disse. O Coronel Ribas agradeceu a homenagem dos vereadores. “São José dos Pinhais é uma cidade que aprendi a gostar e a trabalhar por ela”, destacou, “passamos por momentos difíceis, quando o condomínio Serra Mar estava tomado pela violência, mas conseguimos reverter o quadro e pacificar aquela região”, acrescentou.

Repórter

O repórter e escritor Régis Santos, nasceu em Rondon (PR) e veio para São José dos Pinhais em 1998, formado em Apresentação de Rádio, Televisão e Marketing. Iniciou a vida engraxando sapatos, ao completar 18 anos, alistou-se para o Exército Brasileiro, foi profissional de atletismo através das forças armadas, mais tarde exerceu o cargo de policial militar.

Através da PM atuou em operações especiais e em Rádio Patrulha, como escritor e policial, ministrou palestras nas escolas, que originou o Programa Educacional de Resistência às drogas (Proerd). Iniciou sua careira na área de Jornalismo em 1997, no Programa Cadeia, TV- Transamérica entre outros meios de comunicação. Como escritor, Régis lançou seu primeiro livro em 1998, “Viagem Sem Fim”. Recebeu por três anos consecutivos o Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner. Na área política sempre atuou em causas socias como líder comunitário, já atuou dirigindo trabalhos na Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Governo e Secretária de Comunicação no município de São José dos Pinhais.  Atualmente dirige o Rede 190, empresa que atua em São José dos Pinhais, transmitindo notícias.

A vereadora Fátima, ao lembrar da trajetória de Régis, destacou que ele veio de uma origem humilde e conseguiu chegar longe. “Um comunicador que também fez grandes trabalhos sociais e comunitários”, elogiou. Régis, ao agradecer os vereadores, incentivou todos a lutarem por seus sonhos. “Quem só sonha e não realiza se torna uma pessoa frustrada”, afirmou, “eu sonhei ser policial e consegui, sonhei com jornalismo e também consegui”, concluiu.

Créditos adicionais

Durante a sessão, os vereadores ainda aprovaram por unanimidade em 2º turno o valor de  R$ 1.017.553,36  em créditos adicionais, sendo R$ 641.220,96 para a Saúde, R$ 160.000,00 para a Saúde, R$ 100.000,00 para Finanças e 22.000,00 para Viação e Obras Públicas.

Já em 1º turno foram aprovados R$ 2.202.990,00 em créditos adicionais, divididos em R$ 3.200.000,00 para Viação e Obras Públicas e R$ 2.990,00 para Indústria, Comércio e Turismo.

Outras votações

Em 1º turno, foi aprovado o projeto de lei n.º 993/2024, do vereador Silvio Mecânico, que declara como Utilidade Pública Municipal a Associação Esportiva Inspirar. Outro projeto de lei aprovado em 1º turno foi o de n.º 1102/2024, do vereador Samuel Pinheiro (Podemos), que concede o título de Servidor Benemérito à Silvio Ramos Nogueira.

Também em 1º turno foi aprovado o projeto de lei n.º 1122/2024, do Poder Executivo, que acresce dispositivos na Lei n° 1.672, de 23 de fevereiro de 2011, que dispõe sobre o serviço de táxi, atividade de interesse público que consiste no transporte de passageiros e de bens em veículo de aluguel a taxímetro. Outro projeto de lei que passou pelo 1º turno foi o de n.º 1123/2024, do Poder executivo, que altera dispositivos da Lei n° 498, de 12 de dezembro de 2003, que autoriza o Poder Executivo doar imóveis pertence ao Patrimônio Público Municipal para o Instituto de Desenvolvimento Educacional do Paraná – Fundepar.

O projeto de decreto legislativo n.º 1700/2024, do Poder Executivo, que aprova o termo de colaboração n.º 01/2024 que entre o Município de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Lar o Bom Samaritano foi igualmente aprovado em 1º turno. Ainda em 1º turno os vereadores aceitaram o decreto legislativo n.º 1701/2024, do Poder Executivo, que aprova o 1º termo aditivo ao termo de cooperação técnica, entre o Município e a Cooperativa de Crédito Vale do Itajaí – Viacredi, objetivando sua prorrogação e alteração.

Por fim, foi aprovado o projeto de decreto legislativo n.º 1702/2024, do Poder Executivo, em 1º turno, que aprova o termo de parceria que entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná – Sebrae/PR e São José dos Pinhais.

Transmissão

A próxima Sessão Ordinária está marcada para terça-feira (9), a partir das 9 horas, com transmissões simultâneas nos canais oficiais do Youtube e Facebook da Câmara Municipal de São José dos Pinhais.