‘Junho Verde 2024’: Exposição na Câmara Municipal conta a história do saneamento

Exposição sobre a história do saneamento no Paraná. Foto: CMSJP/Divulgação

A Câmara Municipal de São José dos Pinhais recebe a exposição “História do Saneamento”, organizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), dentro da programação do ‘Junho Verde’. Entre os objetos expostos estão um pote de cerâmica indígena para carregar água, a maquete de um reservatório e peças hidráulicas. A exposição detalha o início do saneamento no Paraná e no mundo.

A ideia da exposição é justamente fazer com que muitas pessoas descubram que a história do saneamento faz parte da evolução humana. Sem água a população não sobreviveria, e sem esgoto tratado e gestão de resíduos sólidos o cotidiano das cidades de hoje não seria possível.

Na exposição, as amostras demonstram os pontos do desenvolvimento sanitário na história, tanto em uma perspectiva mundial, quanto brasileira e, especialmente, paranaense.

A exposição “História do Saneamento” está aberta ao público em geral até o dia 28 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 13 às 17 horas, no corredor do Plenário Segismundo Salata. O endereço é Rua Veríssimo Marques, 699 – Centro.

Atividades

O Junho Verde, instituído pela Lei 14.393, de 4 de julho de 2022, no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental, busca a conscientização da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas naturais e dos seres vivos, do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.

Dentro da programação, está prevista ainda a palestra “Água, Saneamento e Mudanças Climáticas”, com o gestor socioambiental Sanepar, Junio Ferreira Lima. O encontro ocorre na quarta-feira (19), às 9h30, no Plenário da Casa. Já no dia 26 de junho, um grupo de adolescentes do Centro de Amparo Nossa Senhora do Monte Claro visita a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava.

Palestra é estendida ao público. Foto: CMSJP

Também no ‘Junho Verde’ a Câmara recolhe doações de lixo eletrônico até o dia 28 e o prédio da Casa está sendo iluminado de verde durante todo o mês.