Vereadores parabenizam professores

Maior valorização do profissional é pedido unânime

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira (15), os vereadores parabenizaram os professores por seu dia. O destaque foi para a reivindicação de melhores condições de trabalho e valorização do profissional.

O vereador Professor Abelino apresentou indicação ao executivo para que determine ponto facultativo a todos os servidores lotados na secretaria de educação. “Apenas na rede municipal não foi decretado o feriado. Esse é um direito dos professores. Temos que pensar em como poderemos melhorar a situação desses profissionais que têm se dedicado bastante”, disse. Abelino também falou sobre a instituição da data, em 1963, pelo então presidente João Goulart e sobre as reivindicações dos professores são-joseenses. “Estamos numa luta para implantar os 33% da hora atividade, pois vários trabalham o dia inteiro”, explicou.

Há 33 anos como professora e diretora de escola, a vereadora Lucia Stoco pediu maior valorização dos profissionais da área. “Qualquer carreira passa pela mão do professor. Essa atividade tão gratificante exige amor e vocação”. O também professor, vereador Marcelo Guilherme destacou a triste realidade dos professores brasileiros. “Muitos de nossos direitos, como 60 dias de férias, foram abolidos e o resultado disso é o grande número de educadores afastados de suas funções por problemas de saúde. Mesmo assim, temos avançado, aos poucos, na questão de equiparação salarial”, afirmou Marcelo que, ainda, parabenizou o trabalho realizado pelo secretário estadual de educação, Flávio Arns.

Igualmente, fizeram uso da palavra para parabenizar os professores, os vereadores Luiz Monteiro, Leandro da Nifer, Tadeu Camargo e Nina Singer. “Pais, ensinem seus filhos a respeitarem o professor. É um absurdo, em pleno século 21, ainda vermos alunos agredindo professores”, lembrou Nina.

Renata Teixeira Gomes
Foto: Fernanda Grebogy