Junho Verde: Câmara de SJP promove uma série de ações sobre educação ambiental

O ‘Junho Verde’ é um mês dedicado à sensibilização e conscientização ambiental. O principal objetivo é o de mobilizar todos os setores da sociedade em relação às questões do meio ambiente. Afinal, a luta contra a degradação ambiental é uma tarefa coletiva.

Para defender o nosso planeta e ampliar o debate, a Câmara Municipal de São José dos Pinhais vai promover durante todo o mês de junho uma série de ações.

Haverá um posto de coleta de lixo eletrônico, quando – no fim do mês – todos esses materiais arrecadados serão doados para a APAE – São José dos Pinhais, que reverterá a venda desses equipamentos em ações para a instituição.

Por meio da Escola de Cidadania, os adolescentes que integram o Parlamento Jovem farão uma visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava. Outro grupo de adolescentes, que fazem contraturno na Casa Verde, farão um passeio ao Memorial Iguaçu.

Com temas pertinentes e atuais, o Junho Verde promove um ciclo de palestras, que acontece do dia 16 ao dia 22, com especialistas na área do meio ambiente.

Para fechar a programação, haverá uma exposição, em parceria com a Sanepar, pelos corredores da Câmara. A ideia é trazer algumas reflexões sobre o saneamento ambiental.

Confira a programação completa:

 width=

Ações que fazem a diferença

Os equipamentos eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem afetar o meio ambiente, contaminado rios e mares e também trazendo risco à saúde pública. É preciso descartar corretamente esses materiais.

Pensando nisso, a Câmara Municipal de SJP vai se tornar um ponto de coleta de lixo eletrônico, durante a campanha Junho Verde.

Traga tudo aquilo que não usa mais:

Celular, computador, teclado, mouse, fone de ouvido, controle remoto, televisor, câmera digital, relógio, cabo de transferência, eletrodoméstico, pilha e bateria, entre outros.

Data: de 5 a 29 de junho

Hall de entrada da Câmara Municipal de São José dos Pinhais

 

 width=

Conhecer para cuidar

Para sensibilizar a coletividade nas ações da educação ambiental, dois grupos de adolescentes, com o apoio e organização da Escola de Cidadania, participarão ativamente da campanha institucional ‘Junho Verde’, promovido pela Câmara Municipal de São José dos Pinhais:

– 12 de junho – Adolescentes que integram o programa Parlamento Jovem visitarão a Estação de Tratamento de Água (ETA) Miringuava.

– 27 de junho – Adolescentes do contraturno da Casa Verde visitarão o Memorial do Rio Iguaçu.

 

 width=

Debatendo o assunto

 

– Ciclo da água

Gestor socioambiental da Sanepar – Junio Ferreira Lima.

Bate-papo sobre conscientização para o consumo, reciclagem, e o uso de água. A importância da formação de consciência ecológica cidadã.

Dia 16 das 9h30 às 11h30, no Plenário da Casa

 

Segurança hídrica

Gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário – Guilherme Zaniolo Karam

Uma conversa com o especialista em análise ambiental sobre ‘Segurança hídrica por meio de soluções baseadas na natureza’.

Dia 16/06 das 14h30 às 16h30, no Plenário da Casa

 

– Economia Verde

Advogado, Doutor em Meio Ambiente – José Gustavo Franco.

De que forma incentivar economicamente atividades relacionadas à preservação ambiental?

Dia 19 das 14h30 às 16h30, no Plenário da Casa

 

– Na prática

Ediane Ertel Werlang e Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais.

Como transformar o dia a dia em ações? Saiba mais sobre a destinação correta dos resíduos e como fazer compostagem em casa.

Dia 22 das 14h30 às 16h30, no Plenário da Casa

 

 width=

Amostra de reflexões

Integra também a programação do ‘Junho Verde’ uma exposição, em parceria com a Sanepar, com o intuito de ampliar o diálogo com a sociedade sobre o saneamento ambiental.

A exposição apresenta múltiplas angulações das relações estabelecidas entre a humanidade e a sua produção de resíduos.

A partir das ações simples do dia a dia, como o ir comprar pão, para a escola ou para o trabalho, até o lavar a louça o participante é levado a pensar nos resíduos que cada uma dessas práticas gera.

Prepare-se para ser desafiado a pensar sobre a percepção equivocada de que ao jogar “qualquer coisa” na lixeira, fizemos a nossa parte diante dos resíduos gerados pelos produtos que consumimos.

– “Existência humana e a geração de resíduos” estará no corredor de cima da Câmara Municipal de SJP de 15 a 30 de junho.

Leia também