Irineu Guimarães recebe Certificado de Responsabilidade Ambiental

O presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Moranguinho, Irineu Guimarães, recebeu na noite desta terça-feira (05), em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Certificado de Responsabilidade Ambiental de São José dos Pinhais. A indicação foi aprovada pela Resolução nº 99/2018, de autoria dos vereadores Professor Assis e Carlos Machado.

O Certificado de Responsabilidade Ambiental foi instituído no município pela Lei nº 964/06 e tem como objetivo reconhecer iniciativas de preservação ambiental e ações em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos. São homenageadas, anualmente, pessoas físicas ou jurídicas, como também entidades não governamentais são-joseenses.

O presidente da Casa, vereador Professor Assis, destacou em seu discurso a responsabilidade e dificuldade de preservação do meio ambiente. “O desrespeito com a natureza é tamanho que se prestarmos atenção não passaremos um dia sem presenciar uma ação humana prejudicial ao meio ambiente. Por isso, é justo homenagearmos as pessoas que contribuem para o equilíbrio ambiental”, disse.

O também proponente do reconhecimento, vereador Carlos Machado, falou sobre o trabalho do homenageado. “Irineu é uma das pessoas que ajuda muito nossa cidade no sentido ambiental. É merecedor, humilde e tem realizado um trabalho importantíssimo para a sociedade”, declarou.

Irineu Guimarães agradeceu, em seu discurso, vereadores, poder executivo e parceiros que atuam em defesa do meio ambiente através do trabalho de reciclagem. “Tentamos deixar a cidade cada vez mais limpa e bonita e, além disso, conscientizar a população sobre a necessidade de reciclagem e a maneira certa de fazê-la”, completou.

Na ocasião, estiveram presentes, o vereador Luiz Paulo; o prefeito Toninho Fenelon; os secretários municipais Augustinho Michalizen e Áriston Ghidin; além de amigos e familiares do homenageado.

Irineu Guimarães iniciou seu trabalho de reciclagem em São José dos Pinhais em 2005, formando um grupo de 47 catadores. Em 2009 assumiu a presidência da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Moranguinho que, atualmente, conta com espaço para separação de material cedido pela prefeitura.

Assessoria de Imprensa 08.06.2018