Alto Iguaçu Ambiente recebe certificado de Responsabilidade Ambiental

Homenagem à empresa realizou-se na Câmara Municipal

No dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São José dos Pinhais, a empresa Alto Iguaçu Ambiente recebeu o certificado de Responsabilidade Ambiental de 2013. A homenagem foi concedida através da resolução nº 72/13 de autoria do vereador Carlos Machado.

Na ocasião, estavam presentes os vereadores Sylvio Monteiro, professor Assis, Carlos Machado, Luiz Monteiro, Doutor Ido, Onildo, Bira do Banco, Aílton Fenemê, professor Marcelo, Leandro da Nifer e professor Abelino; o prefeito Luiz Carlos Setim; o vice-prefeito Toninho da Farmácia; o deputado estadual Francisco Buhrer; o secretário municipal de meio ambiente, Gastão Vosgerau; o coordenador geral da Comec, Rui Hara, além de familiares e amigos do representante da empresa, senhor Luiz Antônio Correa Lucchesi, profissional responsável pelo projeto de gerenciamento de resíduos.

Ao pronunciar-se, o vereador professor Assis falou sobre a legislação a respeito do tema. “Temos, nos estados e no país, uma enormidade de leis visando coibir ou limitar as ações do homem que sejam prejudiciais ao meio ambiente. Mas aqui em São José dos Pinhais, também temos leis que valorizam as ações desenvolvidas em favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos”, disse. O vereador, junto com Carlos Machado, é o proponente da lei que criou o certificado.

O prefeito Setim destacou, em seu discurso, a importância da preocupação com o meio ambiente. “Os grandes desafios da humanidade estão relacionados a energia, meio ambiente, transporte e lixo. Quando observamos uma empresa que se preocupa com a preservação do meio, temos que reconhecê-la. O certificado de responsabilidade ambiental, concedido por esta Casa, demonstra a preocupação com o trabalho de recuperação de resíduos sólidos transformando-os em adubo que colaboram com o desenvolvimento do solo”, afirmou o prefeito que também parabenizou a iniciativa dos vereadores.

O vereador Carlos Machado citou ações do município relacionadas ao meio ambiente, além de parabenizar a homenageada por suas conquistas. “A Alto Iguaçu, através do professor Lucchesi, é extremamente preocupada com a questão ambiental em nossa cidade e em todo país, por isso recebe este prêmio que é o reconhecimento da Câmara e de toda sociedade são-joseense pelos serviços prestados em favor da natureza”, declarou o proponente. Durante sua fala, Antônio Lucchesi explicou o trabalho de tratamento de resíduos e agradeceu a homenagem. “É uma honra receber este certificado. A Alto Iguaçu Ambiente nasceu em São José dos Pinhais e sempre tivemos o apoio do município para superar grandes desafios”, disse.

Alto Iguaçu Ambiente

A Alto Iguaçu Ambiente, criada em 2005 e localizada no bairro Guatupê, oferece, como solução sustentável e econômica para a destinação de resíduos de origem industrial, rural e urbana, a reciclagem agrícola. Atualmente, uma das principais atividades da empresa é o tratamento de lodos derivados de estações de tratamento de efluentes industriais.

É licenciada pela N-Viro Internacional, detentora do mundialmente reconhecido processo N-Viro, o qual pasteuriza, desodoriza e estabiliza resíduos, transformando-os em produtos seguros, comercializáveis, socialmente responsáveis, bio-orgânicos e com capacidade corretiva de acidez e enriquecimento dos solos tornando-os mais férteis.

Os processo N-Viro, utilizados pela Alto Iguaçu Ambiente já foram objetos de premiação internacional, dentre eles: em 1991 nos Estados Unidos, o prêmio presidencial Desafio e Conservação Ambiental; também nos Estados Unidos, primeiro lugar no prêmio Desenvolvimento Tecnológico do Usepa – Instituto de Desenvolvimento de Tecnologia; prêmio concedido pelo governador do estado de Nova York para a redução de resíduos de reciclagem e prêmio Inovação 1998 por empresa do mesmo estado que adota o processo N-Viro.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 05/06/2013