Alberto Setnarsky promove reunião com secretaria de transportes

Diversas autoridades e empresários participaram da reunião.

Vereadores querem volta das linhas diretas entre área rural e centro

O vereador Alberto Setnarsky promoveu, na tarde dessa quinta-feira (21), reunião com demais vereadores e secretaria municipal de transporte e trânsito. No encontro, foram repassadas, ao Executivo, as solicitações da comunidade, que quer a volta das linhas diretas entre a área rural e o centro de São José dos Pinhais. Também foram debatidos demais assuntos relacionados ao transporte coletivo.

Desde a mudança das linhas diretas entre a área rural e centro em 2011, os usuários têm reclamado da parada obrigatória realizada no bairro São Marcos, onde os passageiros devem fazer a integração para continuar o trajeto ao centro. “Os ônibus são muito demorados, os pontos são precários e com, a integração, o trajeto demora cerca de trinta minutos a mais”, reclama Setnarsky. Segundo a secretaria, as linhas diretas devem voltar a circular, no entanto não há prazo determinado para que isso ocorra.

A vereadora Nina Singer sugeriu uma pesquisa entre usuários do transporte coletivo. Segundo ela, as linhas não contemplam certos trechos e os horários são muito espaçados. “Com essa dinâmica realizada, muitas pessoas estão perdendo empregos, aulas ou são obrigadas a comprar um carro, mas nem todos têm condições. Percebemos que isso tem ocasionado o êxodo rural na região”, relata.

Também foram pedidas melhorias nos pontos de ônibus, tubos de ligeirinhos em locais estratégicos, cartões de integração e segurança. “O problema da mobilidade urbana está crescendo cada vez mais em São José dos Pinhais. Temos que melhorar o transporte público para que ele seja uma alternativa viável ao usuário”, disse o vereador Tadeu Camargo.

O chefe da divisão de transportes, Saulo Aversa afirmou que, a respeito dos ligeirinhos irá negociar com a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba); que já foram apurados os erros com cartões de transporte e ressarcimento dos passageiros lesados disponibilização de um 0800, ainda em fase de planejamento, para responder possíveis dúvidas, reclamações e sugestões dos usuários.

Compareceram ao encontro o diretor de transporte, Douglas de Melo; o chefe da divisão de transportes, Saulo Aversa; os vereadores Alberto Setnarsky, Luiz Paulo, Luiz Monteiro, Tadeu Camargo, Nina Singer e os representantes dos vereadores Edson Celli e Gilberto Mello.

Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 22/03/2013