Carlos Machado recebe Certificado de Responsabilidade Ambiental
Vereador já realizou diversas ações a favor da natureza
O vereador sãojoseense Carlos Machado (PSDB) recebeu, na noite dessa terça-feira (05) – Dia Mundial do Meio Ambiente, o Certificado de Responsabilidade Ambiental de 2012. A homenagem é entregue anualmente a pessoas físicas, jurídicas ou organizações não governamentais do município que atuem em favor da preservação ambiental.
Na ocasião, compareceram o presidente do Legislativo, professor Assis Manoel Pereira (PSDB); os vereadores Toninho da Anderson (PSD), Carlos de Castro (PSD), Lúcia Stoco (PSD) e Mari Temperasso (PSDB); o deputado estadual Francisco Buhrer; a primeira dama do município, Léa Rodrigues; a secretária de meio ambiente, Edilaine Vieira da Silva, o secretário de obras, Nivaldo Carneiro, além de representantes de autoridades, familiares e amigos do homenageado.
Em discurso, o vereador professor Assis destacou os trabalhos realizados pelo homenageado em favor da natureza. “Carlos Machado é o vereador com maior número de projetos e ações voltadas ao meio ambiente. Este ano, todos os colegas do Legislativo homenageiam o prezado amigo pelo seu trabalho em prol de um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, disse.
O deputado estadual Francisco Buhrer também fez uso da palavra para parabenizar o vereador. “O Carlos é um trabalhador incansável, espero que sua batalha em favor da natureza continue ainda por muitos anos. Afinal, se nós não cuidarmos, daqui a alguns anos já sentiremos falta dos recursos naturais, como por exemplo, água potável, que já é um assunto que nos preocupa. Parabéns vereador por esta justa homenagem”.
Após a veiculação de um vídeo contando as ações de Carlos Machado na área ambiental, o vereador agradeceu a todos pelo reconhecimento e presença. “Agradeço de coração essa homenagem que recebo hoje. Fiquei muito feliz em ver esta situação iniciada há 21 anos. Nossos programas ambientais daquela época ainda servem de exemplo para o Brasil. Não sou especialista no assunto, mas tenho boa vontade”, finalizou.
Biografia
Carlos Fernando Ayres Machado nasceu em São José dos Pinhais no ano de 1959. É casado com Gisele Mara da Costa e pai da jovem Yasmim.
De 1993 a 1996 foi diretor do departamento municipal de meio ambiente, quando conseguiu projetar o município pelos inéditos programas desenvolvidos nas áreas social e ambiental. Entre os mais importantes destaca-se a criação do horto municipal em 1993, produzindo trezentas mil mudas de flores ao ano. Além de mudar a paisagem de vários locais do município com o plantio de várias espécies, a população pôde trocar seu lixo reciclável por flores da estação. Esse programa arrecadou cerca de 100 mil toneladas de resíduos recicláveis entre 1993 e 1996.
Também no comando do departamento de meio ambiente, Carlos Machado proporcionou a alegria e milhares de estudantes das escolas e creches municipais através da distribuição de mais de 15 mil brinquedos, trocados com as crianças por material plástico reciclável.
Ainda na área social, Machado criou o programa de troca de lixo reciclável por material escolar. Iniciado em 1993, o programa envolveu escolas da rede pública de ensino. Mais de 20 mil alunos, durante esse período, aprenderam sobre a necessidade da reciclagem do lixo e receberam 300 mil cadernos. Foram arrecadadas, nos três anos de atuação, mais de 20 mil toneladas de lixo reciclável.
Como vereador, Carlos Machado é um dos mais atuantes na área. Entre seus projetos relacionados ao meio ambiente, destacam-se a Lei nº 745 de 2005 que dispõe sobre a coleta especial, destinação e armazenamento de resíduos domésticos poluidores; a Lei nº 1443 de 2009 que determina a utilização de materiais de expediente confeccionados em papel reciclado, pelos poderes Executivo e Legislativo do município e a Lei nº 1615 de 2010 que institui o programa municipal de coleta, tratamento e reciclagem de óleos de origem vegetal.
Renata Teixeira Gomes
Assessoria de Imprensa 06/06/2012